Nordeste

Ministério Público instaura inquérito sobre ônibus parados em garagens de Recife

Diário de Pernambuco | 11/09/19 - 11h32
Diário de Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco determinou a instauração de inquérito civil para apurar denúncias sobre os ônibus parados nas garagens das empresas de ônibus. A determinação foi publicana nesta terça-feira (10). Os veículos estão novos e com ar-condicionado, mas não circulam no Grande Recife, como denunciado ao órgão.

Uma representação, feita no início do ano, informando que as empresas Caxangá e Metropolitana tinham veículos novos parados em suas garagens. Em julho deste ano, a Mobibrasil também foi denunciada por possuír ônibus com aparelhos de ar-condicionado estocados e sem utilização.

Alguns destes veículos passaram a rodar após a divulgação destas denúncias. No entanto, para o promotor de justiça, Humberto Graça, as justificativas apresentadas pela Urbana, pelas empresas e pelo Grande Recife Consórcio de Transportes não foram suficientes. Por isso, foi instaurado um inquérito civil para apurar e determinar a adoração de medidas correcionais, já que a renovação da frota foi um dos itens que justificaram o reajuste da tarifa.

“Infelizmente, as empresas minimamente cumprem o que determina a Lei apenas quando pressionamos judicialmente ou representamos ao Ministério Público. Esse papel de fiscalização deveria ser feito com maior rigor pelo Grande RECIFE. Com a abertura do Inquérito, vamos solicitar que seja feito um pente fino em todas as empresas pra saber se existem mais ônibus novos parados”, afirma o coordenador da ong que ofereceu a denúncia, Pedro Josephi.