Alagoas

Ministro anuncia recursos para cidades afetadas pelas chuvas em Alagoas

Redação TNH1 | 27/05/22 - 17h57
Foto: Reprodução

O Ministério do Desenvolvimento Regional vai liberar recursos para as cidades afetadas e que já têm a situação de emergência reconhecida pelo governo federal. Até agora, nove cidades estão nessa condição: Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coité do Nóia, Coruripe, Roteiro, Rio Largo, Penedo, Santa Luzia do Norte e Marechal Deodoro. Outros municípios, a exemplo de Maceió, São Miguel dos Campos e Feliz Deserto também devem entrar na lista. A princípio, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, anunciou R$ 2,5 milhões para Rio Largo e São Miguel dos Campos, duas das cidades mais impactadas pelas chuvas. Ferreira esteve hoje em Alagoas e sobrevoou as regiões atingidas. 

"Nessa situação, o primeiro recurso que a gente libera é para socorro e assistência. São cestas básicas, água, kit de colchões, higiene e limpeza, para que as pessoas que ficaram desalojadas possam ter o mínimo de conforto nessa situação. Os dois municípios mais afetados por enquanto foram Rio Largo e São Miguel dos Campos. Estamos liberando para esses dois municípios, também em publicação extra do DOU nas próximas horas ou talvez amanhã, R$ 2,5 milhões", afirmou o ministro, que aproveitou para fazer um alerta à população de Apagoas.

"A primeira coisa que devemos dizer é que as medidas de autoproteção têm que ser mantidas. Ainda tem alerta de chuva para o final de semana aqui em Alagoas. É importante divulgar para a população respeitar os alertas das Defesas Civis locais para evitar maiores tragédias. Feito isso, a nossa equipe trabalhou junto aos municípios aqui para que fossem decretando situação de emergência local e a gente já conseguiu o reconhecimento federal para 9 municípios que saiu no Diário Oficial da União hoje", disse o ministro Daniel Ferreira, ao explicar como o governo federal pode dar apoio a essas cidades em situação de emergência.

O ministro esteve acompanhado do presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira, que prometeu atender os municípios e fazer um levantamento dos estragos em um razo de 90 dias. "Vamos estar atentos para atender e solucionar os problemas emergenciais instantâneos e, consequentemente, com o prazo de 90 dias, levantar todas as demandas dos estragos que as cidades tenham tido nesse momento, para que o Governo Federal, com as medidas provisórias aprovadas e em tramitação no Congresso Nacional, tenham condições de socorrer nossos municípios", disse Arthur Lira.