Mundo

Ministro das Relações Exteriores do Irã chega à cidade onde acontece G7

Folhapress | 25/08/19 - 19h44
Tehran Times

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, chegou na tarde deste domingo (25) a Biarritz, no sudoeste da França, onde se reúne a cúpula do G7. Ele deve se reunir com o chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian, ainda neste dia.

Nenhum encontro com representante dos EUA foi marcado.

O avião oficial iraniano pousou neste domingo, às 14h13 (9h13 de Brasília), no aeroporto de Biarritz, segundo o site Flightradar24 que monitora o tráfego aéreo. 

Líderes europeus têm lutado para conter o confronto entre o Irã e os Estados Unidos desde que Trump tirou seu país do acordo nuclear internacional de 2015 e voltou a impor sanções à economia iraniana.

Não ficou claro se o presidente Donald Trump foi informado da visita de Zarif, apesar de ter almoçado com o presidente francês, Emmanuel Macron, no sábado (24). Trump se recusou a comentar, quando questionado, se ele estava ciente da presença de Zarif em Biarritz.

Na sexta-feira (23), dia em que Zarif esteve em Paris para se encontrar com Macron, o avião fez o trajeto Paris-Teerã, antes de decolar para Biarritz neste domingo.

A França lidera os esforços dos países europeus para a manutenção do acordo nuclear. 

A questão nuclear iraniana é um dos principais pontos da reunião do G7, que reúne vários dos atores na crise.

O presidente americano, Donald Trump, e os líderes europeus continuavam a divergir neste domingo neste ponto. 

Depois de ter discutido no sábado (24) à noite a questão em um jantar informal com seus parceiros, o presidente francês cogitou a possibilidade do anúncio de um acordo. Mas Trump negou algumas horas depois negou que os países do G7 tenham concordado em uma mensagem comum para transmitir ao Irã. 

"Eu não discuti isso", disse ele em resposta aos repórteres. Pouco depois, o presidente francês dirigiu-se à imprensa para tentar esclarecer os desentendimentos com os Estados Unidos.