LEIA TAMBÉM
A derrubada da barraca “Buenos Ayres”, na orla de Jatiúca, foi motivada por razões técnicas, já que, segundo os órgãos especializados da prefeitura, a estrutura estava danificada, principalmente pelo avanço da maré.
Mas a paisagem da orla marítima de Maceió vai mesmo mudar, já a partir do próximo verão, embora por outro motivo: o prefeito JHC determinou a abertura de processo licitatório para renovação das permissões de uso de todas as barracas.
Os permissionários já tomaram conhecimento, ainda de forma extraoficial, e se preparam para enfrentar a licitação, nas mesmas condições que qualquer outro empresário que queira se habilitar.
O prazo das permissões atuais, estabelecido por 10 anos, já se expirou, foi prorrogado por mais dois anos, ainda na gestão do ex prefeito Rui Palmeira, e está prestes novamente a se expirar.
Agora o atual processo de seleção de novas permissões está sendo acompanhado pelo Ministério Público, por conta de denúncias de que muitos comerciantes transferiram a exploração do serviço para terceiros.
Outra irregularidade informada ao MP é quanto à ampliação indevida do espaço inicialmente cedido para os comerciantes.
A nova licitação vai incluir também restaurantes, bancas de revistas e outros pontos de venda na orla marítima de Maceió.
As ações da prefeitura incluem também intervenções para recuperação de equipamentos que estão danificados pelo avanço das águas do mar.
Objetivamente: a paisagem daquela área não será mais a mesma.
LEIA MAIS
+Lidas