Interior

Morador de Feliz Deserto "navega" pelas ruas com caiaque para resgatar pessoas ilhadas; veja vídeo

João Victor Souza | 25/05/22 - 12h39
Reprodução

O que era usado para passeio no rio Canduípe foi utilizado para o resgate de pessoas ilhadas no município de Feliz Deserto, no interior alagoano, nesta manhã chuvosa de quarta-feira, 25. Com o alagamento provocado pelas fortes chuvas que castigam o estado desde o início da semana, um morador da cidade pegou a embarcação que estava guardada em casa para "navegar" pelas ruas da cidade e salvar a população que não tinha condições de deixar o próprio imóvel.

Veja o vídeo: 

Já em cima do caiaque e com o uso de um remo, o homem arrancou risos de quem passava pela rua com a situação inusitada, em meio à calamidade causada pela intensificação das chuvas. A população que tinha o seu compromisso diário, de sair para estudar ou para trabalhar, encontrou um "mar de água suja" que impossibilitou o deslocamento a pé ou até de veículo terrestre. 

O morador da cidade, identificado como José Cícero, informou ao TNH1 que conhece o "navegante" e que ele é conhecido no município por usar a embarcação para fazer passeio no rio. Ele destacou que a atitude gerou brincadeira, porém a situação é grave.

"Ele estava ajudando a resgatar as pessoas. Como tinha esse barco, já que ele gosta de passear, ele usou. Mas hoje não foi para passear [...] Está chovendo bastante desde quinta, já tem muita gente desabrigada, muita gente ilhada. Tem casa que entrou mais de metro de água dentro. O Rio Canduípe transbordou, o centro da cidade está todo alagado", explicou José Cícero.

"Fomos orientados a guardar documentos, estamos com medo de enchente. Eu, como moro na parte de cima, ainda estou sofrendo menos, mas estou com muito medo. Quem mora lá embaixo, só Jesus", completou o morador.

Defesa Civil Estadual faz alerta - Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL) e da Defesa Civil de Alagoas permanecem em alerta por causa das fortes chuvas que caem em todo o estado. As ações conjuntas com demais órgãos de segurança e prevenção foram iniciadas desde o último fim de semana e foram reforçadas entre a noite dessa terça-feira (24) e manhã desta quarta (25), principalmente nos pontos mais críticos, onde o volume de água que caiu foi maior.

O coordenador da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Moisés Melo, afirmou que o órgão está em alerta, já que a previsão é que continue chovendo. “Estamos monitorando constantemente, pois praticamente 95% dos municípios alagoanos estão em atenção. Deve chover em todo o estado e pode haver transbordos de rios e mais prejuízos causados pelas fortes chuvas”, disse.