Geral

Moradores do Benedito Bentes protestam contra modelo de transporte integrado

08/04/16 - 14h32
TNH1/Dayane Laet

Moradores do Benedito Bentes e de conjuntos habitacionais próximos ao bairro protestam, nesta sexta (08), em frente à sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), na Avenida Durval de Góes Monteiro, contra os novos itinerários do transporte coletivo, após a implantação do sistema integrado.

Os moradores pedem a volta do antigo modelo de transporte do bairro e dos conjuntos próximos. No antigo modelo, os veículos, chamados de “linhas troncais” saiam dos terminais dos conjuntos, passavam no terminal integrado do bairro (sem a necessidade do usuário desembarcar) e iam em direção aos outros bairros da cidade.

No novo sistema, muitos usuários precisam pegar no mínimo dois coletivos para se descolar dos seus conjuntos até o destino final. Gerando um acréscimo de cerca de 20 a 30 minutos no tempo total de viagem, segundo relatos de moradores à reportagem do TNH1. Isso porque o usuário deve embarcar em um primeiro ônibus que o levará até o terminal integrado do Benedito Bentes, e lá ele embarcará em um segundo veículo.

É aí que estão as principais reclamações, pois os usuários relatam ainda passar transtorno durante a espera dos dois veículos nas “filas quilométricas”.

Segundo a assessoria da SMTT, na última segunda (4), após outro protesto dos moradores da região, foi realizada uma reunião entre a superintendência e 40 manifestantes. Na ocasião, ficou acordado que eles esperariam mais 15 dias para entender o sistema integrado e perceber que “a SMTT aumentou a possibilidade de acesso ao transporte público”.

Quanto ao protesto desta sexta (08), a SMTT, por meio de sua assessoria de comunicação, disse que “a quantidade de pessoas não representa a maioria da população que mora ali nos Recantos. Percebemos que eles [os moradores da região] não entenderam o sistema integrado. Dessa vez, esperamos uma comissão de manifestantes para conversar”.

A SMTT disse ainda que “antes, entravam três linhas que vinham do terminal integrado do Benedito Bentes a cada uma hora. Agora, de 20 em 20 minutos existe um ônibus que entra lá e faz integração com nove linhas na Avenida Cachoeira do Meirim, principal avenida do bairro, no terminal do Salvador Lyra e no terminal integrado do Benedito Bentes”.