Interior

Moradores do Jarbas Oiticica fecham a BR-104 em protesto contra a BRK

Redação TNH1 | 20/06/22 - 11h54
De acordo com moradores, a falta de água no conjunto já dura mais de dois meses. | Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (20), moradores do Conjunto Jarbas Oiticica, localizado no bairro Mata do Rolo, em Rio Largo, bloquearam, mais uma vez, um trecho da BR-104 para protestar contra o desabastecimento de água.

Manifestantes usaram pedaços de árvores e atearam fogo em pneus para fechar a via. Veja vídeo:

De acordo com moradores, a falta de água no conjunto já dura mais de dois meses. A Polícia Militar foi acionada ao local e negocia com manifestantes a liberação da via. O TNH1 entrou em contato com BRK, responsável pelo abastecimento do residencial; leia a resposta na íntegra:

A BRK informa que o sistema de abastecimento de água está em recuperação após uma adutora da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Jarbas Oiticica, operada pela Casal, apresentar rompimento na semana passada. O serviço para recuperação da tubulação foi finalizado pela Casal no último dia 14, quando o sistema começou a ser restabelecido gradativamente. Com isso, a BRK intensificou o atendimento da comunidade com caminhões-pipa – somente no período de 15 a 19 deste mês, a empresa já enviou 370 mil litros de água para abastecer os moradores. O atendimento emergencial seguirá até que que a situação seja normalizada.

A BRK reforça ainda que o sistema da região apresenta problemas estruturais, que foram discutidos junto à Casal e aos moradores da região em reunião realizada no Centro de Gerenciamento de Crises (CGC) na última quarta-feira (15). Na ocasião, a Casal se comprometeu a realizar adequações no sistema produtor, enquanto a BRK realizará estudos para a implantação de melhorias no sistema de distribuição.