Interior

Moradores fecham via e queimam pneus para protestar contra falta d'água em Rio Largo

Redação TNH1 | 10/09/21 - 10h44
Moradores relatam que há localidades que sofrem a, pelo menos, 20 dias com problemas de abastecimento | Foto: Cortesia ao TNH1

Nesta sexta-feira (10), moradores de Rio Largo, município localizado na região metropolitana de Maceió, bloquearam uma via e queimaram pneus para protestar contra a falta de água no bairro Mata do Rolo. De acordo com moradores, há localidades que sofrem há, pelo menos, 20 dias com problemas de abastecimento. O protesto aconteceu na Avenida Intendente Júlio Calheiros e reuniu moradores e comerciantes da região. Veja vídeo:

"Se durante o mês tivermos 10 dias de abastecimento regular é muito. A água chega um dia nas torneiras e falta outros três, tem sido muito complicado. Mas as contas da empresa com a cobrança pelo serviço chega religiosamente", contou um morador.

O TNH1 entrou em contato com BRK Ambiental, empresa responsável pelo abastecimento em Rio Largo, e foi informado que o município é abastecido por manobras e que há limitação no sistema de água da região. Leia a nota na íntegraA BRK informa que o município de Rio Largo é abastecido por manobras operacionais, em razão de uma limitação do sistema produtor de água que abastece a região, operado pela Casal. Atualmente, o sistema tem capacidade operacional de 175 litros por segundo, que seria ideal para garantir a regularidade do abastecimento para cerca de 38 mil habitantes – Rio Largo, entretanto, tem uma população estimada em 75 mil habitantes, ou seja, quase o dobro do limite da capacidade do sistema produtor. Isto, ainda, sem levar em conta as perdas de água.

Diante dessa realidade, a concessionária estuda a melhor maneira de resolver a situação junto à Casal, responsável pela captação e tratamento da água distribuída pela BRK. A BRK reforça ainda que o município receberá significativos investimentos, que sanarão os atuais problemas identificados pela população. Até que a situação seja resolvida, no entanto, a empresa realizará adequações no rodízio de água do município e disponibilizará caminhões-pipa para atender unidades de serviços essenciais. A população também pode solicitar o serviço pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas.