Mundo

Morre de eutanásia a 1ª pessoa sem doença terminal, na Colômbia

CNN Brasil | 08/01/22 - 10h51
Reprodução/Twitter

Morreu de eutanásia na noite desta sexta-feira (7) a primeira pessoa sem doença terminal a ter o procedimento aprovado na Colômbia.

Victor Escobar Prado, de 60 anos, lutava pelo direito há dois anos com a ajuda de seu advogado, Luis Giraldo Montenegro, que confirmou sua morte na noite de ontem.

“Victor simplesmente conseguiu…Ele apenas deu um tempo com a dor. Deus terá misericórdia dele..você é um guerreiro”, disse no Twitter.

Com doença pulmonar obstrutiva crônica, era dependente de oxigênio e tinha sequelas agravadas por dois acidentes vasculares cerebrais e um acidente de trânsito ocorrido durante a juventude.

A eutanásia foi legalizada na Colômbia desde 2015, mas era permitida somente a pacientes com doenças terminais

Caso Martha Sepúlveda - Um caso recente, da também colombiana Martha Sepúlveda, de 51 anos, veio a público no ano passado, mas sem o mesmo desfecho de Escobar.

Em outubro, Sepúlveda havia anunciou que foi autorizada a fazer eutanásia mesmo sem ser um paciente terminal, para evitar o sofrimento devido à esclerose lateral amiotrófica (ELA).

A colombiana ia morrer por vontade própria no dia 10 de outubro, mas 36 horas antes de sua morte, o Instituto Colombiano de Dor (Incodol), em Medellín, informou que o procedimento não iria ocorrer.

.