Televisão

Morte de Bussunda há 15 anos, na Copa do Mundo, comoveu o Brasil; relembre

Folhapress | 16/06/21 - 15h35
Divulgação / Globo

Nesta quinta-feira (17), se completam 15 anos da morte do humorista carioca Bussunda. O ator morreu aos 43 anos, devido a um ataque cardíaco, na Alemanha, onde estava cobrindo a Copa do Mundo para o programa humorístico "Casseta & Planeta", da TV Globo, do qual fazia parte desde 1992.

Além de humorista e ator, Bussunda também trabalhou como cronista e jornalista. Foi redator da revista Casseta Popular e do programa de humor "TV Pirata", também na Globo.

No "Casseta & Planeta", o ator ganhou grande destaque e fez uma série de personagens icônicos, como o ex-presidente Lula e o jogador Ronaldo.

Quando sua morte foi anunciada, na manhã do ocorrido, diversas celebridades e amigos do humorista lamentaram a sua morte. Leia a seguir algumas das homenagens da Bussunda registradas por este jornal em 17 de junho de 2006.

Lula, ex-presidente da República
"Deixo o meu profundo sentimento de solidariedade e desejo-lhes toda força e paz necessárias neste momento de tristeza."

José Lavigne, diretor do 'Casseta & Planeta'
"O Bussunda era uma espécie de Buda, nosso dalai-lama. Um ponto de equilíbrio [do grupo]. Vamos fazer um programa com imagens que o Bussunda gostaria de ver. Depois, por uma questão de bom senso, deixaremos de mostrar imagens dele."

Manoel Carlos, autor de telenovelas
"Bussunda era um bom amigo, extremamente cordial, e nossa relação ficou ainda mais estreita após as paródias às novelas. Não tinha preferência por nenhuma paródia a algum personagem [das telenovelas] em especial. Ele próprio era um personagem formidável."

Branco, ex-jogador de futebol
"A seleção não vai ficar abalada [com a morte]. Pelo contrário, [eles] vão dedicar a vitória a ele."

Angélica, apresentadora de TV
"Vou rezar pelas duas famílias –a dele [Bussunda] e a do 'Casseta'."

Hélio de la Peña, humorista do 'Casseta & Planeta'
"Vamos continuar com o programa para dar alegria ao Brasil. Vamos mostrar o que aprendemos com ele."

Marcelo Madureira, humorista do 'Casseta & Planeta'
"Bussunda deixa um legado. Aprendemos muito com ele. Temos que honrar o legado que ele deixou. Temos um compromisso com o público dele. Nós trabalhávamos juntos havia 30 anos. Foi uma perda muito grande, afetiva e pessoal. Não estou conseguindo dimensionar ainda."

Hubert Aranha, humorista do 'Casseta & Planeta'
"É uma grande perda. Era a nossa estrela, a cara do grupo. Era naturalmente engraçado, como se fosse um Obelix que tivesse caído num caldeirão de piadas. Ele encarava um lado legal do Brasil, de honestidade e de alegria. Nós, com certeza, faremos uma homenagem no programa de terça."

Maria Paula, apresentadora do 'Casseta & Planeta'
"Posso garantir que Bussunda se divertiu muito na vida e me divertiu também. O cara era da pesada em todos os sentidos e vai fazer falta demais. Parece mentira, parece que estamos vivendo um pesadelo, é uma dor que eu não consigo descrever. Ele sempre foi um cara muito bacana. Quero que se lembrem dele como um grande humorista, como alguém que trouxe alegria para o Brasil."

Ziraldo, escritor
"O conheci quando ele era adolescente e esteve no Pasquim. Era o carioca padrão. Estou triste como se tivesse perdido um sobrinho."

Juca Chaves, humorista
"Ele dava tanta alegria, e as pessoas que dão alegria não poderiam morrer nunca. Quando morre um humorista, o Brasil sempre perde alegria. O humor é a ginástica da inteligência."

Ary Toledo, humorista
"Ele representava a renovação do humor no Brasil, era criativo e muito aceito pelo público. Lamento que tenha morrido prematuramente porque ele ia evoluir muito ainda."

Silvio de Abreu, autor de telenovelas
"A sua irreverência, sua graça e seu brilhantismo vão fazer uma falta enorme na nossa televisão tão carente de sagacidade e inteligência. Infelizmente, por mais talentosos que todos os cassetas sejam, e são, ninguém conseguirá criar outra 'Baleíssima' [paródia da abertura da novela 'Belíssima'] com o desprendimento e a graça com que Bussunda fez."

Grace Gianoukas, atriz
"Era um ícone do humor, ajudava o povo brasileiro a rir de si mesmo, a aliviar as agruras. Vai que lá estava meio chato e mandaram chamá-lo? Ele, Oscarito, Grande Otelo e Rogério Cardoso. Olha que beleza..."

Emílio Surita, do 'Pânico na TV'
"Está todo mundo chateado. Todo mundo do 'Pânico' era fã dele, eles são os precursores de toda essa palhaçada e referência para todo mundo que faz humor, desde a época do 'TV Pirata'. O Bussunda era a cara do 'Casseta'."

Marcelo Mansfield, ator
"Estamos de luto. Acho que perdemos um gênio, uma pessoa que tinha um estilo tão pessoal e brasileiro, que fez tanta gente dar risada."

Roberto Carlos, ex-jogador de futebol
"Acho que o Bussunda poderia ter sido salvo se tivesse tido um atendimento imediato. Isso tem que ser investigado. Estamos todos muito tristes."

Cafu, ex-jogador de futebol
"Essas coisas pegam a gente de surpresa. É claro que ficamos muito tristes."

Kaká, ex-jogador de futebol
"Ele sempre estava sacaneando a seleção, mas a gente sabia que era tudo brincadeira, um programa de humor."