Um motociclista foi flagrado sem capacete e trafegando pelo acostamento da BR-316, no interior de Alagoas, na manhã dessa terça-feira (3). As irregularidades foram registradas pela reportagem do TNH1.
Nas imagens (veja abaixo), o homem aparece conduzindo, tranquilamente, uma motocicleta sem placa e usando o acostamento da movimentada rodovia federal para ultrapassar outros veículos.
O vídeo ainda mostra que o motociclista transitou por um trecho de mais de 5 quilômetros, entre os municípios de Pilar e Atalaia, sem usar capacete. O equipamento de segurança é essencial para conter impactos na cabeça durante acidentes de trânsito.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que for flagrado pilotando motocicleta sem capacete comete infração gravíssima. A multa para esse tipo de infração é de R$ 293,47, e o condutor pode ter o veículo apreendido e o direito de dirigir suspenso.
Já quem for flagrado dirigindo no acostamento deve pagar multa de R$ 880,41. A infração é considerada gravíssima e o condutor pode perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).