Justiça

MP aguarda conclusão de inquérito para denunciar italiano que atirou em homem na frente do Fórum

Ascom MP-AL | 17/03/21 - 09h42

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) acompanhou de perto os depoimentos das testemunhas que presenciaram o homicídio praticado pelo italiano Pasquale Palmeri, preso em flagrante após atirar e matar o bacharel em Direito José Benedito Alves de Carvalho, na última sexta-feira (10), no estacionamento do Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, em Maceió. Agora, o promotor de Justiça Dênis Guimarães de Oliveira, designado pelo procurador-geral de Justiça de Alagoas, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, para acompanhar o caso, aguardará a relatoria do inquérito para denunciar o acusado. 

Segundo Dênis Guimarães, os depoentes confirmaram que Pasquale Palmeri atirou na direção da advogada Maricélia Schlemper, que estava chegando para uma audiência onde o acusado era parte envolvida. Além de tentar disparar contra a advogada, ele também tentou atirar contra sua ex-esposa, não tendo conseguido êxito em razão de a arma ter falhado por três vezes. Infelizmente, Palmeri alcançou seu intento ao atingir José Benedito Alves de Carvalho, que foi baleado e entrou em óbito a caminho do hospital, após ter sido socorrido. Foram ouvidas diversas testemunhas, entre seguranças do fórum, a viúva da vítima e policiais militares.

“O Ministério Público não tem dúvida da materialidade do crime e, portanto, aguarda apenas a Polícia Civil concluir a investigação para que o acusado seja denunciado por assassinato contra o José Benedito e por tentativa de homicídio em desfavor da ex-companheira e da advogada. De todo modo, para complementar as provas testemunhais já existentes, solicitamos os laudos cadavérico, de morte violenta, da arma e do veículo do italiano”, explicou o promotor de Justiça.

Dênis Guimarães acredita que, até o final desta semana, a polícia judiciária fará a relatoria do inquérito, encaminhando-o ao MPAL.

Além disso, a 45ª Promotoria de Justiça da capital, que atua nas audiências de custódia por meio da promotora de Justiça Silvana de Almeida Abreu, requereu a conversão da prisão em flagrante de Pasquale Palmeri em prisão preventiva, o que foi acatado pelo Poder Judiciário.

O caso

O bacharel em Direito José Benedito Alves de Carvalho foi morto a tiros, no final da tarde da última terça-feira, no estacionamento do Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, localizado no Barro Duro. Ele estava no local, acompanhado de sua esposa, a advogada Maricélia Schlemper, e de sua cliente, quando o italiano Pasquale Palmeri atirou na direção deles. Na ocasião, José Benedito acabou sendo baleado, vindo a óbito minutos depois, a caminho do Hospital Geral do Estado.

Pasquale Palmeri foi preso pela Guarda Judiciária e pelo Batalhão de Polícia de Eventos e, depois, encaminhado à Central de Flagrantes.

Segundo o Tribunal de Justiça de Alagoas, “o italiano foi ao Fórum para participar de uma audiência na 22ª Vara Cível da Capital – Família sobre um processo de divórcio, que estava marcado para as 17h30. Antes disso, ele atirou na vítima após uma discussão na porta do fórum”. Maricélia Schlemper é advogada da parte contrária.