Justiça

MP denuncia bancário que causou acidente na Fernandes Lima por homicídios simples e lesão corporal grave

TNH1 com Assessoria MPAL | 06/08/21 - 11h50
Redes Sociais

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) denunciou, nesta sexta-feira (6), o bancário Sérgio Praxedes dos Santos Filho duas vezes pelo crime de homicídio simples e uma vez pelo ilícito penal de lesão corporal grave contra as vítimas Pedro Alves de Souza Júnior, José Cícero da Silva e Quitéria Gonçalves Amorim, respectivamente. O acidente envolvendo o réu ocorreu no último dia 24, na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol.

A ação penal foi ajuizada pelo promotor de Justiça Ary Lages, da 68a Promotoria de Justiça da capital. Segundo ele, no dia do fato, Sérgio Praxedes, por volta das 6h da manhã, “ao trafegar na contramão e sob a influência de álcool, causou um acidente que levou à óbito Pedro Alves de Souza Júnior e José Cícero da Silva, e causou lesão corporal em Quitéria Gonçalves Amorim”.

A petição também relata que o bancário, na noite e madrugada anteriores, participou de uma festa de aniversário e que, por meio de diversas fotos e vídeos que circularam nas redes sociais, “via-se claramente o autor ingerindo bebida alcóolica”.

Apesar do réu ter se negado a fazer o exame de alcoolemia no local do crime, o MPAL afirma que “foram encontradas, dentro de seu veículo, garrafas de cerveja já vazias, além dos claros sinais de embriaguez, como odor e hálito de quem tinha consumido álcool”.

O TNH1 não conseguiu contato com a defesa de Sérgio Praxedes, mas o espaço segue aberto para caso queiram se pronunciar.

As vítimas

De acordo com Ary Lages, as investigações da Polícia Civil concluíram que “Pedro, que trabalhava como segurança e era pai de quatro filhos, dirigia em direção a seu local de trabalho quando teve a vida ceifada, imediatamente, pela conduta do denunciado”.

José Cícero, por sua vez, pilotava a motocicleta em direção ao local de trabalho de sua esposa, Quitéria, que estava na garupa, quando ocorreu o acidente. Ambos foram levado ao HGE, mas Pedro não resistiu aos graves ferimentos que foram causados pelo impacto da colisão. “Quanto à terceira vítima, agora viúva e única fonte de renda da família, encontra-se também impossibilitada de exercer seu trabalho como empregada doméstica em razão da grave lesão que sofreu, fraturando-lhe o osso da bacia”, detalha a ação.

“A materialidade dos crimes e os indícios de autoria estão suficientemente demonstrados ao longo do procedimento investigatório, através dos depoimentos das testemunhas, do termo de constatação de sinais de alteração de capacidade psicomotora, das mídias com vídeos e fotos do evento criminoso, bem como pela certidões de óbito, pelo laudo de exame cadavérico e, por fim, pelo exame de corpo de delito solicitado”, explicou o promotor de Justiça.

O dolo eventual

Ary Lages denunciou Sérgio Praxedes, por duas vezes, pelo crime de homicídio simples e, uma vez, pelo ilícito penal de lesão corporal grave. “Necessário se faz frisar que, segundo o entendimento sedimentado dos tribunais superiores sobre a matéria, o agente que comete o crime de homicídio na direção veicular, estando embriagado e dirigindo na contramão, age com dolo eventual (assume o risco de matar), devendo ser processado perante uma vara do Tribunal do Júri e não responder pelo Código de Trânsito Brasileiro”, esclareceu o promotor de Justiça, ao concluir a petição.