Futebol Nacional

Mudanças nos direitos de transmissão da Série B podem afetar arrecadação do CRB em 2024; entenda

Theo Chaves | 11/03/24 - 14h50
Theo Chaves/TNH1

A Confederação Brasileira de Futebol e a BRAX romperam, nessa última sexta-feira (8), o contrato para transmissão dos jogos da Série B. A empresa de marketing esportivo havia adquiro os direitos de transmissão da segunda divisão do Brasileirão até o fim da temporada de 2026, porém divergências comerciais com a CBF provocaram o fim do acordo já para a Serie B de 2024.

Com isso, a quantia superior a 10 milhões que era prevista para cada clube que disputa a segunda divisão do Brasileirão não será repassada pela empresa. Diante de uma provável indecisão de quem vai adquirir os direitos de imagem para transmitir os jogos, a mudança poderá comprometer o orçamento de alguns time — entre eles, o CRB.

Inicialmente, o contrato da BRAX com a CBF, fixado em 2023, previa para o primeiro ano o pagamento de R$ 210 milhões, que seriam divididos de forma igualitária entre todos os clubes. Esse valor ainda seria reajustado anualmente. Para 2024, o repasse previsto era cerca de R$ 231 milhões.

A reportagem do TNH1 apurou que a relação entre BRAX e CBF começou a tensionar ainda no final de 2023, quando algumas divergências comerciais entre a empresa de marketing e a CBF foram colocadas em pauta. 
 
Nesse último sábado, o Portal Uol confirmou o rompimento do contrato entre a entidade e a empresa. O fim do acordo aconteceu dias após a TV Globo fechar os direitos de transmissão da competição com o Santos. A equipe paulista vai disputar a segunda divisão do Brasileirão pela primeira vez neste ano. 

Apesar do cenário de incerteza de quem vai adquirir os direitos de imagem dos jogos da Serie B em 2024, a TV Globo já está movimentando os bastidores e demonstrou interesse em fechar com alguns clubes em jogos como mandante. 

Além de contrato com o Santos, o Sport Recife teria procurado a emissora para transmitir os seus jogos. O América-MG também deve ser procurado pela emissora para fechar acordo.

A indecisão fica com relação aos demais clubes, que podem não ter os jogos transmitidos durante o calendário da competição e ainda ficar sem as suas respectivas cotas de TV. A maioria dos clubes, entre eles o CRB, contam com esse repasse para poder manter um time competitivo ao longo de toda temporada. 

"Esse tema estava sendo discutido diretamente pelo presidente Mário Marroquim. Ele que tem participado dessas negociações sobre direitos de imagens e etc. Que eu saiba, até o momento não fechamos nada isoladamente com nenhuma televisão", disse André Carneiro, Vice-presidente de marketing do CRB.

Tabela da Série B do Campeonato Brasileiro 2024 já foi divulgada - A CBF divulgou na última quarta-feira, 7, a tabela básica da Série B do Campeonato Brasileiro 2024 com a data-base de todas as 38 rodadas da competição. O CRB, que representa Alagoas na competição, estreia no interior de São Paulo diante do Novorizontino. O Galo faz o primeiro jogo em casa contra o Amazonas na segunda rodada. Clique aqui e confira todos os jogos

A rodada de abertura está prevista para os dias 19, 20 e 21 de abril. Na tabela divulgada, é possível ver a ordem dos confrontos por rodada e as possíveis datas. Somente nos próximos dias que essas rodadas serão desmembradas com informações atualizadas de data, horário e transmissão.