Brasil

Mulheres trabalham quase o dobro dos homens em tarefas domésticas, diz IBGE

18/04/18 - 11h44
Reprodução

Em 2017, as mulheres continuaram a trabalhar mais que os homens em tarefas domésticas e cuidados de pessoas. Esses são os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 18, que informa que a população feminina dedicam 20,9 horas por semana a essas atividades, contra 10,8 horas dos homens.

A pesquisa foi realizada pelo módulo Outras Formas de Trabalho, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017 (PNAD Contínua), com 88,8 milhões de mulheres a partir de 14 anos e 80,5 milhões de homens na mesma faixa etária. 92,6% do sexo feminino afirmou ter feito esta atividade no ano anterior, enquanto o sexo masculino totalizou 78,7%.

“É uma questão que ainda vai demorar um pouco para ser equilibrada. É uma mudança estrutural, que leva mais tempo, é preciso uma mudança de mentalidade. Todo mundo avançou, mas a proporção de mulheres aumentou menos, porque elas já tinham uma taxa muito alta”, afirmou Alessandra Brito, analista de Trabalho e Rendimento.

Confira o gráfico compara os dados:

As diferenças também são relevantes entre as pessoas ocupadas e as não ocupadas (desocupadas ou fora da força de trabalho). Nesse universo, as mulheres ocupadas dedicaram 7,8 horas a mais do que os homens nas atividades domésticas. Entre as não ocupadas, a diferença salta para 11,2 horas.

De acordo com Alessandra, os dados não alteram tanto se os homens são muito ocupados, isso afetaria mais as mulheres. “Quando no mercado de trabalho, ela fica com menos horas disponíveis para fazer tripla jornada: cuidados, afazeres e trabalhar fora”, disse a analista de Trabalho e Rendimento.