Cultura

Museus, biblioteca e teatros reabrem em Alagoas a partir de segunda-feira (17)

Agência Alagoas | 13/05/21 - 13h42
Ilustração / Teatro Deodoro

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), anuncia, nesta quinta-feira (13), a reabertura de seus equipamentos culturais, após fechamento desde março do ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus. Os espaços culturais Museu Palácio Floriano Peixoto, Museu da Imagem e do Som de Alagoas, Memorial à República, Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e o Complexo Cultural Teatro Deodoro serão reabertos ao público após o anúncio feito pelo governador de Alagoas, Renan Filho, de que o Estado passou para uma nova fase de flexibilização. 

Cada instituição passa a operar com horários reduzidos de visitação, seguindo o protocolo sanitário estabelecido no Decreto Estadual. A densidade ocupacional dos espaços foi reduzida em até 30% de sua capacidade máxima e serão obrigatórias as aferições de temperatura, o cumprimento do distanciamento social e uso de máscaras. Também estão sendo disponibilizados na entrada de cada equipamento álcool em gel para os visitantes.

A partir desta segunda-feira (17), os museus Palácio Floriano Peixoto, da Imagem e do Som de Alagoas e Memorial à República passam a funcionar de terça as sextas, das 9h às 15h. A Biblioteca Pública Estadual reabre de segunda a sexta-feira, das 9hs às 15hs, com os serviços de pesquisa no acervo de obras raras e jornais, empréstimo domiciliar de livros, entrega e devolução de livros, elaboração de ficha catalográfica e visitação no acervo geral.

Já o Complexo Cultural Teatro Deodoro irá funcionar de segunda a sexta, das 10h às 16h, e aos sábados, das 10h às 13h. Os teatros Deodoro e de Arena irão funcionar de acordo com os horários dos espetáculos e eventos, sendo encerrados às 21h, em cumprimento ao Decreto Estadual, que determina toque de recolher às 22h em Alagoas.

“Esse é um momento muito esperado pelo público e nossa equipe. A Secult estabeleceu alguns procedimentos para dar continuidade às atividades presenciais dos nossos equipamentos culturais. Antes do retorno, os espaços estão sendo preparados mediante rígido protocolo de segurança sanitária, conforme exigido pelas autoridades de Saúde”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

“Nosso objetivo é promover o retorno seguro das atividades presenciais, garantindo que nossos colaboradores e o público tenham conforto e possam vivenciar novas experiências culturais com segurança”, destacou a titular da pasta.