Alagoas

Mutirão de Cirurgias em Arapiraca faz 338 atendimentos no 1º dia

Agência Alagoas | 12/03/20 - 21h06
Carla Cleto / Agência Alagoas

O Mutirão de Cirurgias na cidade de Arapiraca atendeu 338 pessoas no primeiro dia, sendo 233 cirurgias agendadas. “Foram 144 mulheres, 79 homens e 10 crianças. Um número expressivo que atesta a confiança da população no programa”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

A estrutura está montada na Praça Ceci Cunha, no bairro Alto do Cruzeiro. O evento segue até esta sexta-feira (13), assegurando a realização de triagem e exames pré-operatórios para a realização de cirurgias para retirada de mioma, pedra na vesícula e de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica.

“Este é o maior programa de realização de cirurgias da história de Alagoas, e foi realizado com sucesso em Maceió. Com a promoção do mutirão em Arapiraca, a população do interior ganha uma oportunidade para receber um atendimento especializado e com acesso facilitado”, reforçou Alexandre Ayres.

A estrutura realiza exames pré-operatórios de sangue, ultrassom e raios-X no local, com o objetivo de agilizar os processos de marcações de cirurgias. “Com a realização dos exames, a população ganha em agilidade e já sai com sua cirurgia devidamente agendada. As mulheres farão os procedimentos no Hospital da Mulher, em Maceió, e os homens no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca”, explicou a responsável técnica pelo mutirão, Geonice Peixoto.

Para a aposentada Ivonete Santos de 62 anos, o programa representou uma esperança para que seu problema de hérnia fosse resolvido. “Vim de Feira Grande quando soube do Mutirão de Cirurgias e fui muito bem atendida. Tenho certeza que tudo vai dar certo”, ressaltou.

Também de Feira Grande, Jocilene dos Santos, de 46 anos, informou que estava há mais de um ano aguardando para fazer a cirurgia. “Tenho que realizar uma cirurgia de retirada do útero, por consequência de um mioma. Finalmente consegui agendar para o dia 19 deste mês. Estou muito feliz e esperançosa”, salientou.

Já para Mariana Silva, mãe do pequeno Marcos Antônio, de 7 anos, o programa irá assegurar que seu filho, finalmente, consiga fazer a cirurgia para retirada de uma hérnia. “Viemos de Jacaré dos Homens depois de procurar por meses uma solução para esse problema. Finalmente tudo irá se resolver”, ressaltou.