Futebol

Na Bahia, só o Brasil tem vez!

17/11/15 - 22h57

Em terras baianas, Brasil 3 x Peru 0Em terras baianas, Brasil 3 x Peru 0

Em terras baianas, Brasil 3 x Peru 0

Salvador, BA, 17 (AFI) - Vencer sempre faz bem e abre caminho para buscar posições entre os países d aAmérica do Sul. O Brasil venceu o Peru, por 3 a 0, nesta terça-feira à noite (17), no estádio da Fonte Nova, em Salvador (BA), pela quarta rodada das Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundode 2018, na Rússia. A vitória garantiu duas posições aos brasileiros, que estavam em quinto lugar e agora aparecem em terceiro, com sete pontos, mesma pontuação do Paraguai, com campanha parecida – duas vitórias, um empate e uma derrota. Os paraguaios, em quarto lugar, só perdem no critério do saldo de gols: 3 a 1.

Mas o Brasil continua atrás do Uruguai, com nove, e do surpreendente Equador, com 12 pontos, líder e com 100% de aproveitamento. Esta foi a segunda vitória brasileira, ambas em casa. Na segunda rodada, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), fez 3 a 1 sobre a Venezuela. Antes, na estreia, tinha perdido para o Chile, por 2 a 0, em Santiago, na abertura da competição. Na última rodada, mesmo não jogando bem, empatou com a Argentina, por 1 a 1, em Buenos Aires.

Se não é a campanha que a exigente torcida queria, pelo menos, o Brasil fecha o ano com vitória e dentro da zona de classificação. O time de Dunga só volta a campo contra o Uruguai em solo brasileiro, no dia 24 de março, em local ainda indefinido. De outro lado, o Peru é vice-lanterna entre os 10 selecionados, com apenas três pontos – uma vitória e três derrotas. Sua grande chance de melhorar será na quinta rodada, quando vai receber a lanterna Venezuela, com quatro derrotas e nenhum ponto.

SANTISTAS POR CORINTIANO

Dunga deu a dica de que poderia mudar a seleção brasileira e realmente montou o time de forma diferente. Ao invés do entrosamento santista, com Lucas Lima e Ricardo Oliveira, ele optou pela presença do meia Renato Augusto, companheiro de Elias no Corinthians. Tirou o artilheiro do Brasileirão, com 20 gols, para a entrada de Douglas Costa.

 

Douglas Costa foi o grande destaque da Seleção Brasileira

Mas a marcação adiantada do Peru no início do jogo surpreendeu. Ainda mais após o chute de Guerrero, aos três minutos, que exigiu grande defesa de Alisson. O goleiro ainda espalmou falta da intermediária, aos sete minutos, de Lobaton. Esta pressão inesperada peruana serviu para reforçar a insegurança do Brasil. Talvez, falta de confiança.

 

Com Neymar muito bem marcado, como sempre, e sofrendo várias faltas, o jogo ficou ao gosto de Willian. Deslocado pelo lado direito, como um ponta, chamou o jogo para ele. De seus pés nasceram as primeiras jogadas ofensivas do Brasil, inclusive o primeiro gol, aos 21 minutos. Willian fintou dois adversários de uma só vez e cruzou forte e à meia altura. Na pequena área, Douglas Costa completou para as redes com as coxas.

NEYMAR AMARELADO E BICICLETA

Neymar, que parecia calmo, aos 25 minutos deu uma entrada mais forte sobre Tapia, que minutos antes o tinha derrubado. Só que o brasileiro, pela imprudência, recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo. Um cartão de graça.

Aos 38 minutos, Douglas Costa ajeitou a bola no lado direito para cobrar falta. Deu pinta que cruzaria, mas surpreendeu ao bater em curva, encobrir o goleiro e acertar a trave.

Aos 44 minutos, enfim, Neymar ganhou muitos aplausos da torcida por uma jogada plástica. Recebeu na grande área de costas, ajeitou e deu uma bicicleta de perna esquerda mesmo. Mas por cima do gol. Além disso, a arbitragem já tinha anulado o lance anotando impedimento.

CONTRAGOLPE E RESPOSTA

Dono da bola no primeiro tempo, Willian voltou com marcação dobrada no segundo tempo. E, para não fugir à regra, outro susto num contra-ataque. Miranda errou ao tentar cortar a bola na linha lateral e, após cruzamento, Guerrero dá de bicicleta e Alisson espalma. Isso aos oito minutos

Mas o Brasil respondeu logo. Aos 10 minutos, Willian, pelo lado esquerdo, chutou forte e rasteiro, exigindo que Penny espalmasse. Dois minutos depois, Douglas Costa armou a jogada pelo lado direito, passou entre três adversários e tocou de lado para o chute colocado de Renato Augusto. Brasil na frente: 2 a 0.

Ansioso por marcar seu gol, Neymar balançou as redes aos 21 minutos. Mas, outra vez, a arbitragem anulou, marcando impedimento. Mas quem marcou o terceiro gol, aos 31 minutos, foi o lateral-esquerdo Felipe Luís, que completou o rebote do goleiro Penny após chute forte de Douglas Costa.

A partir daí, o jogo virou festa para a torcida. O Brasil valorizou a posse de bola, diante de um adversário impotente, com um decepcionante futebol de Paolo Guerrero, campeão mundial pelo Corinthians e há três meses sem marcar um gol pelo Flamengo.




Fonte: Futebolinterior