Pessoas & Negócios

Nabuco fecha contrato de exclusividade com Grupo Stellantis e avança no setor de saúde do NE

Rede de laboratórios regional expande atuação na saúde privada regional, com foco principal em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte

Divulgação | 06/12/23 - 15h13
Laboratório Nabuco em Boa Viagem

Numa fase de expansão das suas atividades na saúde privada do Nordeste, o Laboratório Nabuco, fundado em Alagoas em 1993, acaba de fechar contrato de exclusividade para prestação de serviços à gigante automobilística anglo-ítalo-americana Stellantis. Pelo acordo, a rede ficará responsável pelos exames laboratoriais de 35 mil vidas. São empregados e dependentes de profissionais que trabalham no polo automotivo da montadora localizado em Goiana, ao norte do Grande Recife.

Os serviços serão oferecidos pela Nabuco em cinco unidades ambulatoriais da operadora Stellantis Saúde - que integra a holding – em Pernambuco e na Paraíba e ficam localizadas no Recife, Goiana, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e João Pessoa.

O Nabuco venceu o processo de licitação privada realizado pela Stellantis Saúde e do qual participaram as maiores empresas do segmento de análises laboratoriais de todo o país.

Com essa captação, o Grupo Nabuco agregou mais uma grande companhia a sua carteira, onde já estão presentes marcas de peso como Petrobras, Latam, Mondelez e Alpargatas. Em Pernambuco, o laboratório atende a funcionários de negócios como a Pitú e o Grupo Petribu.

Moacyr Acioli, Daniel Lopes, Sofia Acioli e Davi ACioli

Demanda na Stellantis deve crescer 20% ao ano

Na Stellantis, a previsão do Nabuco é de uma demanda inicial de 15 mil exames/mês, que deve crescer em torno de 20% ao ano. “Trabalhamos com a possibilidade de atingir 36 mil exames/mês neste contrato, nos próximos anos”, detalha o CEO, Davi Acioli.

Essa projeção considera a ampliação que está prevista no complexo automotivo de Goiana - voltada para eletrificação/hibridização de veículos - e que será acompanhada por investimentos pesados em descarbonização de processos fabris da montadora e de sua cadeia de fornecedores.

Com isso, o impacto da Stellantis na receita do Nabuco deve atingir os 3,6%. “Trabalhamos com uma estratégia de diversificação para a sustentabilidade financeira da rede, de forma a que não haja dependência de um único cliente. Por isso, nosso maior contrato hoje chega a 10% do faturamento total”, explica o executivo.

Nabuco reforça expansão regional na saúde

O acordo com a Stellantis reforça a expansão regional do Nabuco. “Nosso planejamento estratégico prevê um crescimento anual da receita de 20% ao ano, até o final da década, com foco principal em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte”, explica Moacyr Acioli, diretor comercial.

No setor de saúde pernambucano, o Nabuco mira cidades médias e também municípios menores, com baixa oferta de serviços de laboratório. Uma das estratégias para entrar nesses mercados de pequeno porte são as aquisições de redes locais do segmento.

Davi Acioli destaca que Pernambuco foi o estado onde o laboratório deu início ao seu plano de expansão, em 2019. Os investimentos realizados em nível estadual chegam a R$ 12,5 milhões e 150 profissionais trabalham nas operações do laboratório em unidades pernambucanas localizadas em Recife, Paulista, Goiana, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Vitória de Santo Antão, Carpina e Timbaúba.

Moacyr Acioli, Sofia Acioli e Davi Acioli - Nabuco Laboratório 

Nabuco é referência em exames na saúde do Nordeste

O Laboratório Nabuco foi fundado, em Maceió, pelo casal de médicos Sofia e Daniel Acioli, ela patologista e o marido cirurgião geral e professor da UFAL. Hoje, após um processo de sucessão familiar, a rede está sob gestão dos três filhos - Davi, Moacyr e Maria – que antes de assumirem os cargos, foram executivos de multinacionais e de bancos de investimentos. Com isso, os fundadores assumiram cadeiras no conselho de administração.

O Nabuco tem, ao todo, 33 unidades onde atende todos os planos de saúde, com equipamentos de última geração, localizadas em Alagoas, Pernambuco, Paraíba e São Paulo. Além de análises laboratoriais, que permanece como operação principal, atua em mais duas áreas: telemedicina e vacinas. A rede se destaca, no mercado nordestino, pelas premiações de excelência no Movimento Brasil Competitivo, fundado pelo empresário Jorge Gerdau.

Na área de exames, o Nabuco também é referência regional em e-commerce para vendas de exames, check up, vacinas e telemedicina. Na coleta domiciliar, foi um dos pioneiros no Nordeste, ainda no início dos anos 2000. É também o maior laboratório sob controle 100% familiar nos estados de Pernambuco e Alagoas e tem como valor a manutenção dessa visão de negócio.

“Isso nos garante um diferencial importante, que é a proximidade da alta gestão com o cliente e agilidade na tomada de decisões, algo que não é possível em fusões e aquisições nas quais operações de saúde regionais passam a fazer parte de grandes grupos nacionais ou internacionais”, conclui Davi Acioli.