Geral

Negra Li não se abala com mensagens racistas em seu site

07/07/16 - 08h35
Divulgação

Quem escolhe Negra como o primeiro nome artístico sabe muito bem aquilo que representa no cenário cultural do país. 

Apesar da autoconfiança e empoderamento, a cantora e compositora Negra Li não deixa de ser alvo de mensagens racistas nas redes sociais. Nesta segunda-feira (4) ela teve o seu site hackeado pela primeira vez - o conteúdo da página foi substituído por uma foto de um macaco. 

A artista, apesar de lamentar o incidente, prefere ignorar tais discursos de ódio. Em sua página do Facebook ela comentou o ocorrido: 

"É inacreditável que, em pleno momento em que vivemos, ainda existam pessoas com um pensamento tão limitado, com disposição e energia para promover o ódio e a ignorância. Tenho muito orgulho da minha trajetória e de tudo que sou e represento, por isso não me abalo e não deixo que situações como essa tirem a minha paz." 

O site foi retirado do ar para uma análise completa da invasão. No post do Facebook, os fãs não economizaram em mensagens de apoio à artista. 

Mas infelizmente o ataque à Negra Li não é o primeiro. Outras mulheres famosas também já sofreram com a agressão. Maju Coutinho, a garota do tempo do Jornal Nacional, foi alvo de comentários racistas nas redes sociais da TV Globo. Mensagens extremamente pejorativas foram direcionadas à jornalista. "Só conseguiu emprego no JN por causa das cotas preta imunda", dizia uma delas. 

O caso de Maju repercutiu e chegou a ser investigado pelo Ministério Público de São Paulo. O objetivo era identificar os autores e de onde vinham as mensagens preconceituosas. 

A jornalista recebeu o apoio de sua equipe e uma hashtag foi criada, a #SomosTodosMajuCoutinho. Em entrevista ao Jornal Extra, ela afirmou não gastar energia com esse tipo de agressão: 

"Não me abalo. Acho triste, mas sou muito consciente. Cresci numa família que militou no movimento negro. Não perco muito tempo com isso." 

A atriz Taís Araújo também já foi alvo de comentários nas redes após a atualização de sua foto de perfil - algumas das mensagens debochavam da cor da pele da atriz, faziam piada com o cabelo dela e chegaram até a chamá-la de "macaca" e mandaram ela "voltar para a senzala". 

Em resposta aos ataques, a atriz se posicionou: 

"Faço questão que todos sintam o mesmo que senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena nesse país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar [...] Minha única resposta pra isso é o amor!"