Cultura

Nícolas Porto Silva, violonista alagoano, vence IV Concurso de Violão de Teresina

Assessoria | 02/08/22 - 10h21
Foto: Assessoria

Ocorrido entre os dias 30 e 31 de julho e integrando a programação do V Festival de Violão de Teresina, o IV Concurso de Violão teve como vencedor o violonista alagoano Nícolas Porto Silva (25). O Festival trouxe como atrações renomados violonistas de carreira consolidada no Brasil e no exterior e retomou o formato presencial no ano de 2022.

A competição teve 26 inscritos, 9 participantes na semifinal e 5 finalistas, além de ser formada por uma banca composta por 5 jurados.

Natural de Maceió, Nícolas Porto Silva é Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Goiás e tem se notabilizado como um dos mais premiados violonistas brasileiros de sua geração. Além da atividade como instrumentista em projetos nacionais e internacionais, tem trabalhado como produtor e professor e atuado pela difusão do repertório contemporâneo para violão, tendo realizado estreias mundiais e sendo o dedicatário de importantes obras de renomados compositores no cenário violonístico.

O IV Concurso de Violão de Teresina ofereceu um dos maiores prêmios da categoria no Brasil, com o 1o colocado recebendo $10 mil, além da participação, como artista convidado, da programação do VI Festival de Violão da Universidade Federal do Maranhão, além da próxima edição do Festival de Teresina.

Biografia - Alagoano de Maceió, Nícolas Porto Silva é Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Goiás e um dos mais premiados violonistas brasileiros de sua geração, atuando como solista, camerista, produtor e professor no cenário musical.

Começou seus estudos de violão aos 7 anos com seu pai, o professor de música Marcos Silva e, em vista de seu destaque precoce, fez seu primeiro recital aos 9 anos. Em decorrência disto, foi convidado a realizar seus primeiros recitais fora do estado e, desde então, tem realizado concertos em importantes centros e projetos da música clássica e instrumental ao redor do país.

Nacionalmente conhecido após se apresentar no Domingão do Faustão (2008), foi vencedor, no ano de 2020, do II Concurso Nacional de Violão AssoVio Vertentes e do I CNVV, promovido pela AV-Rio, e, em 2022, do IV Concurso de Violão de Teresina. Em 2021, foi laureado pelo Consuni da Universidade Federal de Goiás em vista de seu destaque profissional. Recebeu, em 2011, o prêmio de Músico Revelação no IV Concurso Jovens Músicos – Música no Museu, além de ter sido semifinalista e único violonista selecionado para a temporada de 2019 do Concurso Prelúdio, exibido pela TV Cultura.

Tem participado e colaborado em diversos projetos ligados à música instrumental no âmbito nacional e internacional, sendo um dos artistas do quadro de intérpretes da Guitar by Masters (USA), plataforma de publicação de obras e tutoria que conta com mais de 80 colaboradores entre compositores e intérpretes de todo o mundo.

É produtor, coordenador e co-fundador da BCGC (Brazilian Classical Guitar Community) em parceria com o violonista Octávio Deluchi e com as violonistas Camilla Silva e Gabriele Leite, projeto que visa promover e difundir ciclos de obras de compositores, vivos ou não, por meio de concertos coletivos online, tendo lançado projetos com obras de Villa-Lobos, Vicente Paschoal, João Luiz, Elodie Bouny, Geraldo Vespar, dentro outros.

Foi bolsista, nas edições 47ª, 48ª e 50ª, do maior festival de música clássica da América Latina, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, performando em formações diversas de grupos de câmara e onde participou, na 48ª edição, da estreia nacional da obra Pentimento, da compositora russa Sofia Gubaidulina.

Como intérprete, tem recebido obras dedicadas e realizado estreias nacionais e mundiais, atuando pela difusão do repertório contemporâneo para violão, sendo responsável pela primeira gravação do Prelúdio nº 3 e pela primeira performance mundial da Sonata para Violão, de João Luiz, sendo, também, o dedicatário desta obra.