Alagoas

No 1º dia após o feriado de Carnaval, Hospital Geral do Estado registra 451 atendimentos

Agência Alagoas | 28/02/20 - 19h39
Carla Cleto

Logo após o feriadão de Carnaval, o Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 451 atendimentos nessa quinta-feira (27). Desses pacientes, 318 foram assistidos pelo médico com especialidade em clínica geral. A maioria das doenças envolve diarreia, vômitos, dores abdominais, febre e diabetes, casos que podem ser assistidos por unidades de saúde da Atenção Primária.

Sabe-se que boa parte dos atendimentos tem relação direta com os excessos cometidos pelos foliões durante o período de folia. Consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentos industrializados, comidas com alto teor de sódio; além de exageros à exposição ao sol, à chuva, ao frio, ao calor e aos banhos de mar, de rios e de lagos. O esforço físico exigido na hora de acompanhar os blocos e a aglomeração com pessoas desconhecidas também são fatores agravadores.

“As viroses aparecem com mais frequência após o Carnaval, quando há maior risco de contágio na ingestão de alimentos ou água inapropriados. Os sintomas mais comuns são febre, diarreia, dor abdominal, desidratação, diabetes descontrolada, hipertensão e hipotensão. Diante disso, sabendo do poder de resolutividade, após o término da folia, muitos buscam o HGE para restabelecer a saúde com maior brevidade. E os casos são atendidos, mesmo não sendo o nosso perfil de referência, e liberados com as devidas recomendações”, explicou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.

O pai de família Sebastião Durval de Lima, de 39 anos, é um dos que buscaram o maior hospital do Estado após os dias de festas. “Eu cheguei durante a madrugada com dor de barriga e vômito. Tenho que reconhecer que me descuidei nesses últimos dias, mas pretendo ficar bem. Sou muito agradecido por, mesmo tendo as minhas falhas, ter sido bem cuidado aqui no HGE”, disse, após ter informado à equipe multidisciplinar da Área Azul que é fumante e que fez uso de bebidas alcóolicas.

Os outros registros do HGE foram: 103 acidentes casuais, 18 acidentes de trânsito, 8 agressões, 2 acidentes de trabalho e 2 feridos por queimaduras. Ainda foram dadas 287 altas médicas, concretizadas 103 internações, efetuadas 35 transferências e realizados 23 procedimentos cirúrgicos.