Saúde

No calor, nem todos os alimentos caem bem; veja dicas para manter a disposição e a hidratação do corpo

Folhapress | 07/01/19 - 14h11
Água | Pixabay

Verão combina com praia, piscina e passeio no parque, mas é justamente nessas horas que o corpo esquenta e transpira, o que exige de todos alimentação diferenciada e hidratação. Nem tudo cai bem nesta estação. Evelyn Teixeira, nutricionista do Hospital Dom Alvarenga, explica que o clima quente interfere no metabolismo e torna a digestão mais lenta. A transpiração ajuda a manter a temperatura corporal estável (perto de 36 C). A orientação, portanto, é que todos os alimentos que exija mais da digestão sejam evitados. É o caso das carnes vermelhas ou muito gordurosas, como o bacon e outros cortes suínos. "Como a digestão é mais difícil, podem surgir sintomas como azia, gases e indisposição. Sem contar a queda de pressão após a ingestão de muita comida", afirma Rosana Perim, gerente de nutrição clínica do HCor (Hospital do Coração). Para garantir o churrasco com amigos, vale substituir carnes gordas por carne branca e peixe. Legumes como brócolis, couve-flor e berinjela ficam ótimos na grelha e bem menos indigestos para esta época do ano.

Hidratação

Rosana reforça que a alimentação também fornece líquido ao corpo -o adulto precisa, em média, de dois litros de água por dia só para realizar funções biológicas, como respiração e digestão. "Nos dias quentes, esse volume de água deve aumentar, por conta da transpiração excessiva", aponta. Além disso, a água é essencial ao processo de filtragem do sangue. E a consistência das fezes também varia de acordo com a quantidade de líquido ingerido. Fontes de hidratação além dos líquidos seriam legumes, frutas e verduras. "Nesta época, é bom abusar de saladas e de frutas frescas como maçã, pera, abacaxi, melancia e melão", diz. Ainda assim, é de extrema importância consumir líquidos. "São indicados chá gelado, de ervas ou frutas. A água de coco tem sódio e potássio e supre bem as necessidades de hidratação."

"Nesta época, é bom abusar de saladas e de frutas frescas como maçã, pera, abacaxi, melancia e melão
Rosana Perim, nutriconista a do HCor (Hospital Coração)

Bebidas alcoólicas podem desidratar

Cerveja e caipirinha são hidratantes? "Pelo contrário", alerta Rosana Perim, nutricionista do HCor (Hospital do Coração). "Por produzirem mais urina, há risco maior de desidratar", diz Evelyn Teixeira, nutricionista do Hospital Dom Alvarenga. O melhor caminho é beber água. Qualquer bebida alcoólica interfere na diurese (ligada à produção de urina) e, consumida com estômago vazio, pode irritar o trato gástrico, dar náuseas e desidratar. "Associe-a sempre a água e alimentação. Latinha em uma mão, garrafa de água na outra!", orienta Rosana. E quem não gosta de água pura? "Inclua fatias de frutas cítricas, folhas de hortelã, canela em pau, gengibre." Bebidas industrializadas são desaconselhadas. "Têm muito sódio, conservante e corante", encerra Evelyn. (BF)