Futebol Internacional

No detalhe: A anatomia dos 700 gols de Lionel Messi

Ogol | 01/07/20 - 09h39
Reprodução/Ogol

Lionel Messi viveu um momento para lá de especial nesta terça-feira, ao balançar as redes diante do Atlético de Madrid e chegar aos 700 gols marcados na carreira como profissional.

Aos 33 anos e 6 dias de idade, o craque do Barcelona se tornou o jogador mais jovem na história do futebol a atingir esta marca. Até então, o recordista neste quesito era o alemão Gerd Muller, que marcou o gol 700 também aos 33 anos de idade, mas alguns meses mais velho.

O raio-x dos gols

A trajetória goleadora de Messi no futebol profissional começou aos 17 anos de idade. No dia 1 de maio de 2005, em jogo do Barcelona diante do Albacete, o argentino recebeu passe mágico de Ronaldinho e mandou por cima do goleiro para o fundo das redes. De lá para cá, foram 630 gols com a camisa do time catalão e 70 defendendo a seleção argentina.

O pé esquerdo de Messi, famoso por proporcionar lances geniais e encantar o mundo, já foi responsável por 579 gols. No entanto, o craque também mostra grande poder de finalização com o "pé fraco". Ao todo, já foram 93 gols com o direito.

A baixa estatura de Messi o impede de ser uma arma letal nas bolas aéreas, mas quem subestima o craque no quesito pode pagar caro. Graças ao seu bom posicionamento, o argentino já anotou 25 gols de cabeça, um deles que ajudou o Barcelona a vencer uma final de Liga dos Campeões, diante do Manchester United, em 2009.

Especialista em cobranças de falta, Messi melhorou muito neste fundamento nos últimos anos e vem tendo bom aproveitamento. No total, já marcou 52 gols. De pênalti, o argentino fez outros 88.

Falando agora dos adversários que sofrem mais nas suas mãos, o destaque vai para o Sevilla. Maior vítima de Messi, o clube da Andaluzia já sofreu 37 gols do camisa 10 do Barça. Em seguida aparecem Atlético de Madrid (32), Valencia (28) e Real Madrid (26).

Onde vai parar?

Ficará eternizado o ano de 2012, quando Messi banalizou os números e marcou 91 gols, feito inédito até hoje. Mas ele parece ainda ter muito para dar ao futebol, e a tendência é que não demore a ultrapassar os dois maiores artilheiros da história do futebol: Romário, com 745, e Pelé, com 759.

No entanto, para se firmar no topo como o maior goleador da história, Messi terá ainda que lutar muito com o seu eterno rival. Cristiano Ronaldo já soma 729 gols, e apesar dos seus 35 anos de idade, mostra uma forma física invejável e mantém também a ambição de marcar seu nome na história. Resta-nos aguardar, ver e desfrutar.