Futebol Nacional

Nordeste coloca 6 clubes nas oitavas da Copa do Brasil pela primeira vez

UOL | 11/06/21 - 07h54
Twitter/CRB

A semana dos times nordestinos da Copa do Brasil foi maravilhosa. Pela primeira vez na história do torneio, que começou em 1989, a região terá seis representantes nas oitavas de final: ABC-RN, os rivais Bahia e Vitória e a Juazeirense-BA, o CRB-AL e o Fortaleza-CE.

O recorde anterior era de cinco times, em 1992 e 2009. CSA, Sport, Fortaleza, Sergipe e Bahia foram os representantes em 92, enquanto Icasa-CE, Vitória, CSA, Fortaleza, e Náutico estiveram entre os 16 melhores times da competição em 2009.

Dos seis classificados, quatro conseguiram grandes viradas, sendo três contra equipes da Série A do Brasileirão e uma contra o Cruzeiro, que está já Série B —mas é o maior campeão da história do torneio—, no duelo da volta.

"Vimos muitos vídeos dando o Inter era favorito. Falando que jogando mal poderia dar 3 a 0 na gente. E não é assim, não. Tem que respeitar o Nordeste. Palavra de Deus diz que exalta o humilhado e rebaixa o soberbo. Então, estamos aí para provar que nosso grupo é forte", afirmou Samuel, jogador do Vitória, ao SporTV, após o triunfo no Beira-Rio.

Na quarta (9), o ABC perdeu para a Chapecoense por 3 a 1 fora de casa e precisava vencer por 3 a 0 para avançar. Foi lá e fez, em Natal. Já o CRB perdeu em casa, em Maceiói, para o Palmeiras, mas devolveu o placar de 1 a 0 no Allianz Parque e, nos pênaltis, garantiu sua classificação.

Também nas penalidades máximas veio a vaga da Juazeirense, que, em seu domínio, venceu pelo Cruzeiro pelo placar mínimo, o mesmo resultado da ida no Mineirão, e teve Rodrigo Calaça como herói. Já na quinta-feira (10), o Vitória, que perdeu na ida por 1 a 0, bateu o Internacional em Porto Alegre por 3 a 1 e festejou a vaga.

A classificação do Bahia foi mais tranquila, com dois triunfos sobre o Vila Nova-GO por 1 a 0. Já o Fortaleza avançou após eliminar outro nordestino, o Ceará, ao vencer por 3 a 0 na volta, após o empate por 1 a 1 na ida.

A CBF ainda não definiu a data do sorteio que determinará os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil —ainda resta uma vaga nas oitavas em aberto, que será preenchida por Flamengo ou Coritiba: o time carioca venceu ontem (10) o jogo de ida por 1 a 0. Os duelos dessa etapa estão agendados para a última semana de julho e a primeira de agosto.