LEIA TAMBÉM
As mesas de botecos não se resumem às comidinhas caseiras, de mãe…Também não se abreviam nos chopes gelados, nas caipiroscas de frutas, ou simplesmente nas doses de pinga. É muito além. Tem o sabor da felicidade, do amor, do choro, do beijo – quase um confessionário. Mas, o ingrediente principal é a amizade. Bem temperada e para sempre!
E para sempre será a minha boa lembrança do estudante de direito da Ufal Rodrigo Gomes, meu fiel seguidor do blog. De sorriso aberto e franco, que no auge da juventude nos deixou num mergulho do Rio São Francisco, em plena terça-feira de carnaval. Conheci Rodrigo através da minha sobrinha, Júlia Normande, durante uma reportagem com o churrasco do Seu Ferreira. Júlia disse que alguns amigos do Centro Acadêmico da faculdade de direito queriam ver como eram feitas as reportagens para o blog, e Rodrigo, o mais entusiasmado, participou da experiência jornalista e degustativa.
Chamou-me a atenção a solidariedade do jovem estudante, em distribuir sorrisos sinceros e exalar gentilezas. Assim ficamos amigos – numa mesa de bar. Convivi pouco, mas o suficiente para escrever: “os jovens não deveriam morrer”. Em homenagem ao jovem sonhador, escrevo este post sobre os lugares que ele amava jogar conversa fora – as mesas de bar.
Colocarei aqui os quatro lugares que o estudante mais curtiu através da leitura do meu blog. Agora, olho para o céu e imagino nuvens de sorrisos do Rodrigo, sua marca registrada, seguindo a gente, nossa estrela.
Seu Ferreira – A carne mais famosa do Ferreira é a de boi maturada. Ela vem bem escura por conta da fumaça do carvão, mas no primeiro corte percebe-se a sua maciez. Para acompanhar o churrasco, o prato vem com macaxeira cozida, vinagrete, farofa e manteiga de garrafa.
Bar do Ferreira – Rua Cel. Adalto Gomes Barbosa, 595 – Conjunto Santo Eduardo, Poço – Telefone: 9121.2149
Rogildo – O pirão feito com leite de coco natural e com caldo do peixe arabaiana… Como disse o mestre pernambucano Gilberto Freyre: “O pirão é a gloria do Brasil”, eu declaro que o preparado pela Silvia, no Bar do Rogildo, é a “Gloria Alagoana”. Já “Camarão do Rogildo é o tal em Bebedouro continua o rei do lugar.
Tonho – Uma das paixões do Rodrigo foi o Boteco do Tonho e sua famosa costelinha de porco, uma obra de arte, bronzeada do forno e coroada com o sal, só de olhar dá água na boca. Esta é uma das pérolas do Boteco do Tonho. Rua Manoel Lourenço, 248, Ponta Grossa (na mesma rua do famoso Bar do Pelado). Telefone: 3221-6209
Bar “KebraKama” se escreve assim mesmo com a grafia errada, em vez de Quebra Cama, e motivo de usar a letra “K” é apenas questão de marketing. KebraKama (osso do patinho cozido com feijão) é um dos melhores petisco de Santo Eduardo. O segredo do tempero da chef Helena é a simplicidade que deixa o feijão super cremoso, e a carne (na foto parece gordura) mas na realidade é a cartilagem do osso que de tão macia, derrete no céu da boca. Rua José Pinto de Barros, 298 – Conjunto Santo Eduardo, Poço – Telefone: 3357.4291
LEIA MAIS
+Lidas