Mundo

Nova onda de protestos contra governo de Piñera deixa 283 presos no Chile

Folhapress | 03/03/20 - 21h07

A violência voltou às ruas do Chile, paralisou novamente parte do sistema de transporte público de Santiago e levou à prisão de pelo menos 283 pessoas na noite desta segunda-feira (2) e na madrugada de terça. 

Manifestantes saquearam lojas, destruíram estações de metrô, montaram barricadas nas ruas que impediram a circulação de ônibus e atacaram postos policiais. 

Houve confronto entre os grupos e as forças de segurança. Segundo o ministro do Interior, Gonzalo Blumel, 76 policiais ficaram feridos e um manifestante foi atropelado por um carro de polícia -não há informações sobre o estado de saúde dele.

"Durante a noite, o que vimos foi crime, puro e simples", disse o ministro.

Convocados para protestar contra o presidente Sebastián Piñera no primeiro dia útil de março (depois do fim das férias de verão), milhares de manifestantes se reuniram na praça Itália, na capital, onde ocorreram enfrentamentos violentos com a polícia.

Conforme a noite avançava, os confrontos se deslocaram para várias áreas da periferia de Santiago.

Também houve registro de violência das cidades de Antofagasta, Temuco e Concepción.

O país enfrenta uma onda de protestos que foi mais violenta entre outubro e o meio de dezembro de 2019.

As manifestações começaram contra um aumento no valor das passagens de metrô em Santiago, mas a pauta foi ampliada e passou a incluir a reforma do sistema de pensões, de educação e de saúde.

Os confrontos levaram os militares às ruas pela primeira vez desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet  (1973-1990).

E deixaram pelo menos 31 mortos, milhares de feridos e dezenas de milhares de presos, segundo informações do governo.

Como parte da resposta aos protestos, Piñera convocou, por meio de um decreto supremo, um plebiscito constitucional para 26 de abril.

Considerada histórica, a votação decidirá se a Constituição herdada da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) será alterada.

CRONOLOGIA DOS PROTESTOS

18.out.19
Aumento das passagens do metrô de Santiago motiva o primeiro dia de protestos, que paralisa a cidade.

19.out.19
Governo decreta estado de emergência -Exército sai às ruas pela primeira vez desde a ditadura de Pinochet- e recua do aumento da passagem. Nos dias seguintes, várias pautas seriam incorporadas, como a reforma do sistema de pensões, de educação e de saúde

22.out.19
Após a morte de 15 manifestantes, Piñera pede desculpas a chilenos

23.out.19
Menino de quatro anos morre após motorista atropelar grupo e manifestantes

25.out.19
Segundo o governo, cerca de 1,2 milhão de pessoas (equivalente a um quinto da população) sai às ruas em Santiago no dia do maior ato

28.out.19
Presidente troca oito ministros, inclusive seu primo Andrés Chadwick, chefe da pasta do Interior e responsável pela atuação das forças de segurança

1º.nov.19
Desde o início dos atos, cerca de 222 manifestantes tiveram ferimentos nos olhos causados pela repressão das forças de segurança; pelo menos 26 perderam a visão em um dos olhos

7.nov.19
Piñera anuncia pacote de medidas para endurecer as punições a manifestantes que cometerem atos de vandalismo durante manifestações

22.nov.19
Piñera admite descumprimento de protocolos de uso da força durante repressão a manifestantes

27.nov.19
Por unanimidade, Câmara aprova redução de 50% dos salários e outras remunerações dos parlamentares

28.nov.19
Governo de Piñera se reúne pela primeira vez com organizações sociais desde o início dos protestos 

13.dez.19
Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos denuncia violência sexual contra manifestantes; órgão contabiliza 28.210 mil detenções desde o início dos protestos 

27.dez.19
Piñera convoca plebiscito constitucional para 26.abr, no qual os chilenos decidirão se querem alterar a Constituição, herdada da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990)

16.jan.20
Governo anuncia intenção de cobrar uma contribuição previdenciária das empresas para viabilizar aumento do valor das aposentadorias e pensões.

1º.fev.20
Número de mortos em 2020 sobe para quatro

2.mar.20
Novos protestos deixam 283 presos e 76 policiais feridos