Nordeste

Nova remessa com 102 mil doses de vacina contra a Covid-19 desembarca em Pernambuco

Diário de Pernambuco | 03/03/21 - 13h02
Hélia Scheppa/SEI

Pernambuco recebeu, na madrugada desta quarta-feira (3), mais uma remessa de vacina contra a Covid-19. Desta vez, o estado foi abastecido com 102 mil doses do imunizante Sinovac/Butantan, que vão servir para dar celeridade à vacinação de trabalhadores de saúde e idosos com idades entre 80 e 84 anos, sendo os dois públicos parte do grupo prioritário. Segundo o Governo do Estado, com o desembarque das doses do imunizante - que chegaram em solo pernambucano por volta das 2h, no Aeroporto Internacional do Recife -, subiu para 743.560 o quantitativo de vacinas enviadas ao estado.

"Com a chegada desse novo lote e a distribuição rápida das vacinas para todas as regiões do Estado, continuamos consolidando a vacinação dos grupos prioritários. Pernambuco tem dado o exemplo, com um sistema que permite que as doses cheguem com agilidade aos municípios, para o atendimento à população”, destacou o governador Paulo Câmara.

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, ressaltou que, após o desembarque das doses em Pernambuco, a distribuição do imunizante é realizada de forma igualitária para os municípios. “Reforço que a distribuição é feita de forma igualitária entre as cidades, levando em consideração a população de cada grupo prioritário que já está sendo beneficiado com a campanha”, afirmou Longo.

Como de praxe, as doses foram levadas para a central de armazenamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), e recebidas pela superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo. “Já estamos iniciando o processo de análise e separação, para que os imunizantes sejam encaminhados já no início da manhã para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres)", concluiu.

Balanço

O Governo do Estado informou que, com essa nova remessa, Pernambuco passou a totalizar 577.560 vacinas da Sinovac/Butantan, para as duas doses, e 166 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira. Em breve, segundo o governo, o Ministério da Saúde enviará a segunda dose, que deve ser feita três meses após o envio da primeira.