Alagoas

Novas doses da Pfizer irão imunizar gestantes e puérperas a partir de 18 anos

Agência Alagoas | 11/05/21 - 14h13
Carla Cleto / Agência Alagoas

Mais uma remessa com doses da vacina contra a Covid-19 chegou a Alagoas nesta terça-feira (11). Desta vez, o Ministério da Saúde (MS) enviou 18.720 doses da vacina da Pfizer, que foram encaminhadas para o Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Após a chegada dos imunizantes, o governador Renan Filho publicou em suas redes sociais que a nova remessa permite ampliar a faixa etária para vacinação. Nesta nova etapa, as gestantes e puérperas a partir dos 18 anos, com ou sem comorbidades, poderão receber a primeira dose da vacina Pfizer, além dos transplantados, como já vinha ocorrendo.

“Mais vacinas para Alagoas! Recebemos 18.720 doses da Pfizer e vamos ampliar a faixa etária dos grupos que já estão sendo vacinados com o imunizante. Todas as gestantes e puérperas a partir dos 18 anos, com ou sem comorbidades, poderão receber a primeira dose da vacina. Esse é o caminho para vencermos a batalha contra a Covid-19”, postou o governador.

Os profissionais do PNI/AL já cadastraram e acondicionaram as doses recebidas a uma temperatura que varia entre -25°C e -15°C, para ter uma durabilidade maior. Nesta temperatura, as doses têm uma validade de até 14 dias. As pessoas que forem imunizadas com a vacina da Pfizer devem tomar a segunda dose do imunobiológico depois de 12 semanas para concluírem o esquema vacinal.

Agendamento – As vacinas da Pfizer continuam destinadas para imunização de gestantes, puérperas e transplantados. Para ter acesso à primeira dose, basta entrar no site covid19.saude.al.gov.br/agendavacina ou no www.saude.al.gov.br, fazer um cadastro e agendar a data e local de vacinação.

No momento do agendamento, as pessoas também fazem da escolha de um dos três locais onde a vacina está sendo aplicada. Em Maceió, a aplicação está ocorrendo no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária, e no Hospital da Mulher (HM), no bairro Poço. Já em Arapiraca, o imunobiológico é aplicado na Central Regional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizada na Rua Maria Xavier de Melo, 102, bairro Cavaco.

O sistema para marcação está liberado desde a última terça-feira (4), e até a segunda-feira (10), 3.960 pessoas fizeram o cadastro, com 697 gestantes e puérperas confirmando o agendamento e 131 transplantados tendo agendado a vacinação.