O aviso meteorológico para baixa umidade relativa de ar foi divulgado na manhã de segunda-feira (7), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL). A indicação de umidade abaixo de 30% pode gerar risco para a população das regiões ambientais do Sertão e Sertão do São Francisco até a quarta-feira (9).
De acordo com a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, que monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo, as rodadas mais recentes apontam para a ocorrência durante a segunda-feira, com a possibilidade de ser estendida ao menos até a quarta-feira, quando a baixa umidade relativa do ar também deverá atingir o Agreste de Alagoas.
"A atuação de uma massa de ar seco e quente associada a um sistema de alta pressão atmosférica, favorece a redução da umidade relativa do ar e inibe a formação de nebulosidade convectiva sobre o Estado de Alagoas. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% em alguns períodos na metade Oeste do Estado de Alagoas", mostra trecho do comunicado.
Com isso, há necessidade de atenção especial às atividades ao ar livre, especialmente nos horários de pico de radiação solar, entre 10h às 16h. A condição pode causar o aumento do risco de ocorrência de queimadas nas regiões ambientais.
"A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Caso haja intensificação das condições meteorológicas, será emitido alerta meteorológico ou hidrometeorológico".