Comandos de voz em um carro não são mais novidades. Hoje em dia qualquer popular com um sistema multimídia pode selecionar músicas ou gerenciar o navegador GPS apenas dando ordens ao sistema. Mas a Mercedes foi além na nova geração do Classe A, que ch...
Comandos de voz em um carro não são mais novidades. Hoje em dia qualquer popular com um sistema multimídia pode selecionar músicas ou gerenciar o navegador GPS apenas dando ordens ao sistema. Mas a Mercedes foi além na nova geração do Classe A, que chega neste mês às concessionárias na versão A 250 Vision por R$ 194.900.
LEIA TAMBÉM
Os comandos por voz são feitos graças ao sistema MBUX. Através dele, além das ordens já conhecidas, o motorista também vai poder alterar outras funções do carro, como abrir o teto solar ou mudar a temperatura do ar condicionado automático. O equipamento já é traduzido para o português brasileiro, mas informa dados de consumo em l/100 km, um padrão europeu, e não em km/l, mais familiar ao público brasileiro.
Mas o novo Classe A não é só o MBUX. O visual é completamente novo, com a linguagem mais atual da marca, com desenho mais limpo e sem tantos vincos como na geração anterior. Os faróis são mais finos e a grade inclinada para trás para dar a, como a Mercedes chama, "cara de tubarão". No interior, sai o painel tradicional e entram duas enormes telas (10,25" cada uma).
A da esquerda simula um painel tradicional com velocímetro, conta-giros, marcador de combustível, entre outros, mas pode ganhar outras caras ao gosto do freguês. A da direita pode espelhar celulares ou usar o sistema nativo da Mercedes.
Motor novo
A nova geração também faz a estreia do motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 224 cv de potência. Ele é acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. A alavanca de trocas fica na coluna de direção. A marca também conta que mexeu no freio, para ficar mais sensível aos comandos do motorista, e na suspensão. Prometeu mais conforto aos ocupantes do seu novo hatch médio.
LEIA MAIS
+Lidas