Tecnologia

Novo Classe A traz sistema que usa comandos de voz para diversas funções do próprio veículo

Folhapress | 28/01/19 - 23h04
Novo Classe A | Reprodução

Comandos de voz em um carro não são mais novidades. Hoje em dia qualquer popular com um sistema multimídia pode selecionar músicas ou gerenciar o navegador GPS apenas dando ordens ao sistema. Mas a Mercedes foi além na nova geração do Classe A, que chega neste mês às concessionárias na versão A 250 Vision por R$ 194.900.

Os comandos por voz são feitos graças ao sistema MBUX. Através dele, além das ordens já conhecidas, o motorista também vai poder alterar outras funções do carro, como abrir o teto solar ou mudar a temperatura do ar condicionado automático. O equipamento já é traduzido para o português brasileiro, mas informa dados de consumo em l/100 km, um padrão europeu, e não em km/l, mais familiar ao público brasileiro.

Mas o novo Classe A não é só o MBUX. O visual é completamente novo, com a linguagem mais atual da marca, com desenho mais limpo e sem tantos vincos como na geração anterior. Os faróis são mais finos e a grade inclinada para trás para dar a, como a Mercedes chama, "cara de tubarão". No interior, sai o painel tradicional e entram duas enormes telas (10,25" cada uma).

A da esquerda simula um painel tradicional com velocímetro, conta-giros, marcador de combustível, entre outros, mas pode ganhar outras caras ao gosto do freguês. A da direita pode espelhar celulares ou usar o sistema nativo da Mercedes.

Motor novo
A nova geração também faz a estreia do motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 224 cv de potência. Ele é acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. A alavanca de trocas fica na coluna de direção. A marca também conta que mexeu no freio, para ficar mais sensível aos comandos do motorista, e na suspensão. Prometeu mais conforto aos ocupantes do seu novo hatch médio.