Alagoas

Novo superintendente regional da PF em AL é empossado nesta sexta-feira

Redação TNH1 | 14/02/20 - 17h30
Ascom PF

Delegado de Polícia Federal, João Vianey Xavier Filho, tomou posse nesta sexta-feira (14) como Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado de Alagoas. A cerimônia foi realizada no auditório da Superintendência da PF, no Jaraguá, em Maceió.  

Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador, João Vianey Xavier Filho iniciou a carreira na PF como Delegado de Polícia Federal em 2002, na Delegacia de Polícia Federal de Ilhéus - BA, na qual foi chefe substituto por 4 anos. Entre os anos de 2006 e 2009, trabalhou na Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado de Sergipe, onde chefiou a Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários, a Delegacia de Polícia de Imigração, bem como a Representação Regional da Interpol.

Entre 2009 e 2011 trabalhou na Divisão de Repressão a Crimes Fazendários, atuando no grupo relacionado à repressão de crimes de moeda falsa, fraudes contra o seguro desemprego e contra o FGTS. Em 2011 passou a trabalhar no Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos, onde coordenou o Grupo Permanente de Análise, responsável pelo Projeto Tentáculos, que concentrava a análise nacional de casos envolvendo fraudes bancárias eletrônicas. Chefiou o Serviço entre 2013 e 2014. 

Em 2014 passou a trabalhar na Divisão de Repressão a Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro, tendo chefiado a Divisão a partir do ano de 2016. Em 2018 chefiou a Divisão de Inteligência Policial, responsável pelos sistemas de inteligência da PF e, posteriormente, a Coordenação de Gestão Estratégica, responsável pelo acompanhamento dos projetos estratégicos da PF. Em 2019 atuou como Coordenador-Geral de Inteligência da PF, deixando o cargo para assumir no início de 2020 a Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado de Alagoas.

O Governador do Estado, Renan Filho, o Secretário de Segurança Pública, Coronel Lima Júnior e diversas outras autoridades prestigiaram a solenidade de posse.