Imagem Novo SUV VW Tera é revelado no sambódromo do Rio de Janeiro
Lançamentos

Novo SUV VW Tera é revelado no sambódromo do Rio de Janeiro

Em 2 de Março de 2025 às 17:12

Por Edson Moura

A Volkswagen do Brasil escolheu o Sambódromo do Rio de Janeiro para apresentar oficialmente seu mais novo e mais barato SUV à venda no Brasil: VW Tera. Desenvolvido no Brasil sob a plataforma MQB que já produz Polo, Nivus e T-Cross, o novo VW Tera deve custar entre R$ 100 e R$ 140 mil.

Motorização

O modelo vai contar com duas opções de motorização: o motor aspirado 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque e câmbio manual e o motor turbo 170 TSI com 116 cv e 16,8 kgfm combinado com o câmbio automático de seis marchas que deve equipar as versões topo de linha como a High (abreviação de Highline) que tem o pacote de lançamento Outfit, apresentado hoje.

Hoje, na apresentação para poucos jornalistas no Rio de Janeiro, não foram confirmados nem os preços das versões nem a data oficial da chegada às lojas. A promessa é de que chegue antes de junho.

A Volkswagen também confirmou que o modelo desenvolvido e fabricado no Brasil também será comercializado em outros 25 países.

Interior é novo, com uma boa entrega em acabamento e multimidia VW Play de 10" na versão topo de linha

Vídeos

Soltamos um clipe oficial no Youtube Autolive, canal do Pajuçara Auto no Youtube, clique aqui para ver.

Confira também o vídeo feito na apresentação com o jornalista Clayton Souza, do canal Última Marcha e programa Auto Record da Record Brasília:

Mais informações

Previsto ainda para o primeiro semestre no Brasil e para o segundo na América Latina, o Novo Tera ficará posicionado entre Polo e Nivus dentro da gama, sendo o SUV de entrada da marca.

A Volkswagen aposta no Tera como um carro de volume e seu lançamento tem como objetivo reforçar e ampliar a liderança da VW no segmento de SUVs. O Tera faz parte integrante da
ofensiva de 16 lançamentos que a marca alemã prepara até 2028, sendo o quarto modelo desta lista.

Embora o Tera seja 100% brasileiro, desenhado, desenvolvido e produzido por aqui, a sua ambição é global. O modelo será comercializado em mais de 25 países, abrangendo mercados na América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de estar presente também no continente africano.

Design

O Novo Tera é 100% brasileiro, é lindo, é SUV e é tecnológico. Feito pelo time encabeçado por José Carlos Pavone, Head de Design Américas, o Tera estreia uma nova identidade de estilo dos modelos VW no Brasil, caracterizada por traços fluidos e uma escultura traseira autêntica.

As linhas que têm origem nos paralamas criam uma sensação de altura e presença. Esse jogo de proporções não só eleva visualmente o modelo, como também reforça a robustez da sua estrutura, especialmente na dianteira, onde a imponência é ampliada.

No segmento traseiro, o alargamento da coluna “C” segue o mesmo princípio, conferindo um equilíbrio  entre fluidez e força.

As rodas, por sua vez, são dimensionadas de maneira exata a preencher as caixas de roda, criando uma harmonia entre o volume da carroceria e a postura dinâmica do veículo. O
teto ainda tem caimento esportivo sem perder a característica marcante de um SUV.

Faróis

Na dianteira, os faróis FULL LED trazem uma assinatura de iluminação fracionada, que torna a presença do veículo realmente única. Apesar do elemento que interliga os faróis parecer, ele não acende como outros modelos.

As lanternas traseiras trazem um efeito luminoso denominado “click-clack”, presente em modelos como Passat e Tiguan.

Na versão topo de linha apresentada no sambódromo, o VW Tera faz primeira aparição em três cores: Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico. 

A High Outfit traz ainda rodas de liga leve diamantadas, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos de dez polegadas, central multimídia VW Play Connect com carro conectado para Brasil e Argentina, carregamento de celular por indução, ‘Ambient Light’, pacote ADAS, entre outros.

Easter Eggs 

Uma das grandes surpresas do Novo Tera são os chamados “Easter Eggs" - elementos escondidos pelo carro, que já fazem sucesso em outras marcas como a Jeep - e agora estão presentes pela primeira vez em um modelo da Volkswagen do Brasil.

Tem até homenagem ao Fusca no vidro traseiro, próximo ao limpador do para-brisa. Lá estão a silhoueta de outros dois ícones da marca no Brasil: Fusca e Gol, agora recebendo o Tera em fila.

Espalhados pela carroceria estão algumas escritas e outras figurinhas como “Trip mode on” no porta-malas e um See you soon na alavanca da porta do motorista.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas