Televisão

Novos idosos: série do Balanço Geral AL mostra os desafios e uma nova visão da 3ª idade

Eberth Lins com TV Pajuçara | 27/10/21 - 12h32

O Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara / Record TV, lançou nesta quarta-feira (27) a série especial de reportagens Novos Idosos, que lança um olhar diferente aos sexagenarios do século 21. A série destaca a vitalidade da pessoa idosa frente a novos cenários da sociedade, mostrando personagens mais fortes e animados que rapidamente fazem esquecer versões conhecidas de idosos cansados e debilitados, mas também mostra problemas já conhecidos, a exemplo da dificuldade de manutenção da qualidade de vida e dificuldades financeiras na aposentadoria. .

Nesta primeira reportagem, o repórter Netto Motta conta a história do senhor Olival Beto da Silva, de 63 anos, que segue trabalhando no Mercado da Produção, em Maceió, para manter a família. Ele é vendedor de limão e diariamente faz o transporte de cerca de 400 kg da mercadoria, utilizando somente da força braçal. Ao repórter, Olival revelou sonhar com tempo e dinheiro para cuidar da saúde.

Netto Motta também ouviu a consultora organizacional de Recursos Humanos, Célia Maria Leite Lama, que falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas idosas no mercado de trabalho. "O idoso não tem nenhuma vantagem no processo seletivo. Às vezes não sabem nem como se portar numa seleção", pontuou frisando, no entanto, que a pessoa idosa no geral está sempre preparada para lidar com preconceitos.

A reportagem também trouxe dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Diese, que se contextualizam com a história da Dona Zara da Fonseca, idosa que mora com três filhos e tem no benefício a única fonte certa para o sustento do lar. "A gente vai lutando pela sobrevivência", disse ela.

O gerontologista Crismédio Costa também foi ouvido e ressaltou as muitas possibilidades da nova velhice. "É uma nova forma de recriar a vida, ser velho hoje não é mais um peso", lembrou. A série Novos Idosos conta com produção de Handson Holanda, imagens de José Pereira e Vasni Soares, edição de texto de Adriana Machado e edição de imagens de Renne Alves e Pablo Suassuna. Veja o primeira matéria na íntegra: