Contextualizando

O empenho da senadora Eudócia Caldas pela cura do câncer

Em 28 de Fevereiro de 2026 às 08:00

Médica por formação, a senadora Eudócia Caldas (PL/AL) no exercício do seu mandato tem priorizado ações e propostas em favor da saúde, especialmente na busca de estudos e pesquisas que levem a uma vacina contra o câncer.

Nesta semana, ela deu publicidade a um avanço considerável nessa área, ao anunciar que a Rússia já definiu a primeira paciente que iniciará o tratamento com uma vacina experimental contra o câncer.

Será Jovana Aleksic, da Sérvia, que enfrenta um melanoma metastático, tipo agressivo de câncer de pele, e se submeterá a um imunizante que em seus resultados iniciais alcança cerca de 90% de eficácia .

A senadora esteve em Moscou, no ano passado, representando o Congresso Nacional, para conhecer estudos conduzidos por cientistas russos dedicados ao desenvolvimento de vacinas contra o câncer.

Eudócia Caldas defende que o Brasil deve participar ativamente das grandes pesquisas científicas globais e, inclusive, é autora de projeto de lei que busca fortalecer a cooperação internacional, ampliando a troca de tecnologia e informações na área da saúde.

“Precisamos garantir que o Brasil esteja preparado para participar desses avanços e oferecer à população acesso às inovações que podem transformar o tratamento do câncer”, diz ela.

Gostou? Compartilhe