Contextualizando

O que a cúpula da CPMI tratou no STF

Em 28 de Agosto de 2025 às 06:40

Nessa quarta-feira, 27, a cúpula da CPMI do INSS - deputado Alfredo Gaspar (União-AL), relator, e senador Carlos Viana (Podemos-MG) - teve reunião reservada com o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, para tratar sobre as investigações.

No encontro, os dois parlamentares e o ministro, relator no STF do inquérito que apura o esquema de fraudes contra aposentados e pensionistas, compartilharam os 14 inquéritos relacionados às fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social visando condensar informações que facilitem a apuração dos crimes praticados e até agora impunes.

Para o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil/Alagoas), o ministro André Mendonça foi receptivo às demandas da CPMI, o que dá força às investigações:

“Essas informações a serem compartilhadas vão permitir à Comissão avançar de forma técnica e precisa, garantindo que todos os responsáveis sejam identificados e responsabilizados. Tenho absoluta convicção de que os inquéritos sob a responsabilidade do ministro André Mendonça estão nas mãos certas para resgatarmos a esperança do povo brasileiro em relação aos larápios do dinheiro de aposentados e pensionistas”.

Um ponto importante decorrente da reunião: o ministro deve liberar acesso a investigações feitas pelo STF sobre fraudes no INSS à CPMI que apura o caso no Congresso, compartilhando dados que não forem sigilosos e que não estejam ainda sob investigação da Polícia Federal.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas