Harrison Ford, de 82 anos de idade, cancelou sua participação como um dos apresentadores do Oscar 2025 após ser diagnosticado com herpes zoster. A doença é causada pelo vírus varicela zoster, o mesmo responsável por causar a catapora. O vírus pode ficar latente no organismo durante toda a vida e vir a se manifestar em um momento de queda de imunidade, principalmente em pessoas com mais de 50 anos ou imunossuprimidas.
LEIA TAMBÉM
Segundo um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, um a cada três adultos poderá desenvolver a doença em algum momento da vida. Jessé Reis Alves, infectologista e gerente médico de vacinas da GSK, diz que a principal queixa dos pacientes com herpes zoster é a dor.
“As sensações de agulhadas, queimação, pontadas e dormência, podem impactar o cotidiano com a família, o trabalho e também a convivência social. Além disso, em alguns casos, o herpes zoster pode evoluir para um quadro de neuralgia pós-herpética, uma dor crônica, que dura pelo menos 90 dias, que requer tratamento específico”, explica.
O médico afirma, ainda, que há riscos além dos temporários na doença: "Outras complicações do herpes zoster incluem sequelas oculares temporárias ou persistentes (crônicas) em pacientes com herpes zoster oftálmico, incluindo perda de visão; superinfecção bacteriana das lesões; paralisias de nervos cranianos e periféricos; e envolvimento visceral, como meningoencefalite, pneumonite, hepatite e necrose retiniana aguda".
LEIA MAIS
+Lidas