Alagoas

Ocupação de leitos e número de mortes vão definir fases do distanciamento controlado

Matriz de risco que vai definir a evolução de fases será publicada na próxima sexta-feira

23/06/20 - 16h56
Reprodução

Após prorrogar o decreto com medidas de enfrentamento ao novo coronavírus até o próximo dia 30, o governo deve iniciar as fases do distanciamento social controlado. Ao todo são cinco fases: vermelha (a fase em estamos), laranja, amarela, azul e verde. As informações constam no capítulo V do decreto estadual publicado nessa segunda-feira.

Para definir o avanço ou até mesmo o retrocesso das fases, além do momento em que se dará a flexibilização, o governo vai observar três eixos estratégicos que vão nortear as decisões: a capacidade hospitalar,  a taxa de evolução epidemiológica e a taxa de evolução da doença.

A capacidade hospitalar será avaliada pela taxa de ocupação de todos os leitos para a covid-19. A evolução epidemiológica vai se basear no número de óbitos por semana epidemiológica, com total de mortes confirmadas, somadas aos óbitos em investigação.

Também será levada em consideração a taxa de letalidade da doença no Estado. A taxa de evolução da doença será avaliada pela razão de casos ativos por casos recuperados. 

CLIQUE AQUI E LEIA O DECRETO NA ÍNTEGRA

Na próxima sexta-feira, dia 26, o governo deve publicar em Decreto Estadual a matriz de risco que orientará a evolução/involução de fases do distanciamento social controlado.