Geral

Oficina da Secretaria do Trabalho busca capacitar jovens ao primeiro emprego

Como elaborar currículo e criar uma rede de contatos foram algumas dicas dadas no curso

02/05/16 - 21h38
Agência Alagoas

“A dificuldade de quem procura o primeiro emprego é a falta de experiência e, sem ela, fica difícil entrar no mercado de trabalho”. Foi essa constatação da jovem Rute Lima, que a fez procurar a oficina de orientação ao emprego promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete). 

Ela, que sonha em cursar Direito, busca de imediato uma vaga na área administrativa. “Busquei a capacitação no Sistema Nacional de Emprego (Sine), por entender a importância de qualificar o currículo e aprender dicas que me faça destacar na corrida por um emprego”, declarou. 

A coordenadora da oficina, psicóloga Ana Lúcia Barros, destacou a relevância de saber elaborar um currículo, de saber se comportar diante de um processo seletivo e montar uma rede de contatos.

 “Na oficina de orientação ao emprego do Sine temos o cuidado de passar todas as dicas necessárias, a fim de que o candidato aumente a possibilidade de conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, afirmou. 

Para o secretário do Trabalho, Joaquim Brito, investir na capacitação do trabalhador, principalmente no jovem de primeiro emprego, é uma das políticas públicas defendidas pelo Governo de Alagoas. 

“Assim como o governador Renan Filho, também entendemos que investir na qualificação da juventude é um dos caminhos para o combate ao desemprego e essa ação será uma das prioridades da nossa gestão”, lembrou Joaquim Brito.