Turismo

Oito lugares para descansar no feriadão de carnaval em Alagoas

Secom Alagoas | 26/02/22 - 08h08
Ascom Sedetur/Lucas Menezes

Com paisagens cheias de contrastes e cores e belezas naturais inconfundíveis, Alagoas é o destino ideal para quem busca dias de tranquilidade no carnaval. Sem as tradicionais festas do feriado, o estado é um convite ao relaxamento. Confira oito lugares especiais para descansar e relaxar no feriadão:

1. Ipioca

Perto demais da capital, com distância de 22 km do centro de Maceió, a praia de Ipioca fica no Litoral Norte. Com um mar em tons esverdeados e convidativo ao mergulho, a praia semi-deserta conta uma longa faixa de areia ideal para caminhadas.          

Durante a maré baixa, é possível visualizar os corais e tomar banho nas piscininhas que se formam ao longo da praia, sendo ideal para as crianças.  Na região, há hotéis e pousadas, além de beach clubs que funcionam com sistema day-use.

2. Piranhas

Destino encantador no sertão de Alagoas, Piranhas fica a 290 km de Maceió, e guarda as histórias do cangaço, além de paisagens deslumbrantes e uma arquitetura encantadora. Com uma boa estrutura de hospedagens e restaurantes na região, a cidade é o local ideal para passar o feriado de carnaval.

Tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional, a cidade é emoldurada por casinhas coloridas do século XIX. As escadarias sem fim que levam até à Igrejinha de Nosso Senhor do Bonfim oferecem uma vista monumental das águas do Rio São Francisco, que margeiam a cidade e formam um cenário bucólico e encantador.

O Museu do Sertão, instalado no prédio onde ficava a antiga estação ferroviária da cidade, conta a história da fundação de Piranhas, da ferrovia Paulo Afonso que ligava o município a cidades da Bahia e Pernambuco, e de todo o Cangaço, com acervo recheado de peças e fotografias de personagens históricos, como Lampião, Maria Bonita e todo seu bando.

3. Foz do Rio São Francisco

Localizada em Piaçabuçu, a 135 km de Maceió, a foz do Rio São Francisco é a região onde as águas doces do rio encontram o mar. Cenário de filme, o lugar emociona por sua beleza, com enormes coqueirais, ilhas, mangues e lagoas com águas claras. As famosas dunas móveis de Piaçabuçu, com pelo menos 20km de extensão e com picos de mais de 50 metros de altura, possuem areias em tons dourados.

O passeio pelo delta do Rio São Francisco, oferecido por diversos receptivos que partem de Maceió, é incrível - as imensas dunas de areias douradas formam um cenário belíssimo. Na região, é possível tomar banho de água doce e salgada e desfrutar da gastronomia local, baseada em frutos do mar e mariscos da região.           

4. Japaratinga

Praias com falésias e águas calmas e mornas, a praia de Japaratinga fica no litoral norte alagoano, a 120km de Maceió, na região conhecida como Costa dos Corais. A cidade ainda é um destino pouco explorado na região, mas possui belas praias, como a do Bitingui, Pontal e Barreira do Boqueirão.

A Barreira do Boqueirão possui um clima agradável, com águas cristalinas e com uma nascente de água mineral, perfeita para relaxar e repor as energias - o pôr do sol no local é especial. Já a Praia de Japaratinga é a mais famosa da cidade e conta com lindas falésias, além de estrutura de apoio nas praias, com bares e restaurantes.

5. Ponta de Mangue (Maragogi)

A praia de Ponta de Mangue é uma das mais famosas de Maragogi. Distante 140 km da capital alagoana, a praia encanta pelas águas verdes e mornas, com coqueirais que se estendem ao longo do praia, formando ótimas sombras para descansar.

Com águas calmas e arrecifes aparentes durante a maré baixa, a praia é ideal para famílias que viajam com crianças pequenas.

6. Patacho

Areias claras, água translúcida, coqueiros a perder de vista e muito sossego. Assim é a praia do Patacho, no município de Porto de Pedras. Incrustada na já famosa Rota Ecológica da região Norte do Estado, onde se localizam os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, a praia é sinônimo de sustentabilidade, com áreas de restinga preservadas e areias limpas.        

Na maré baixa, é possível chegar a pé às piscinas naturais que, com suas águas mornas e conjunto de corais e peixinhos multicoloridos, encantam os visitantes.

7. Praia do Marceneiro

A praia do Marceneiro fica a cerca de 90 km de Maceió e é um pequeno paraíso localizado no começo da Rota Ecológica dos Milagres, no município de Passo do Camaragibe. Do ladinho de São Miguel dos Milagres, o local é o refúgio para quem busca uma praia sem agito e praticamente deserta no Litoral Norte de Alagoas.

8. Pontal de Coruripe

 A 90 km de Maceió, a praia do Pontal do Coruripe, na região Sul de Alagoas, é perfeita para levar crianças. Durante a maré baixa tem uma extensa barreira de arenito que forma uma piscina natural na beirinha, onde os pequenos podem aproveitar bons momentos de diversão. Há também alguns quiosques e restaurantes na região, que conta com uma extensa faixa de areia plana, sendo ótima para longas caminhadas. Do Mirante do Farol se tem uma ampla visão da praia e o entardecer no local proporciona um pôr do sol inesquecível.