Alagoas

Ônibus, escolas, bancos, Detran... Veja o que para na greve desta sexta

Redação TNH1 | 12/06/19 - 16h10

Nesta sexta-feira (14), estudantes e profissionais de diversas áreas vão às ruas para protestar contra a Reforma da Previdência proposta pelo Governo, o que pode causar reflexos nos serviços em Alagoas. A greve geral, como vem sendo tratada a manifestação, vai mobilizar funcionários e alunos de escolas, além de trabalhadores do setor do transporte, de bancos e outros órgãos.

A greve vai acontecer em todo o país. Em Maceió, os participantes da manifestação pretendem se reunir às 13h na Praça do Centenário, no bairro Farol.

Ônibus

Na última segunda-feira (10), o Sindicato dos Rodoviários de Alagoas (Sinttro/AL) decidiu, em plenário com sindicatos e centrais sindicais, aderir à paralisação nacional e devem parar as atividades por 24 horas na sexta.

Segundo o Sinttro/AL, nenhum dos 650 ônibus urbanos e intermunicipais que fazem as linhas entre Rio Largo e Maceió deve sair da garagem nesse dia. Eles só voltam a circular no sábado (15).

Porém, nesta quinta-feira, 13, a Justiça determina circulação de 70% da frota de ônibus nesta sexta-feira.  A liminar foi impetrada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros - Sinturb. Na decisão, a desembargadora Anne Helena Fischer Inojosa, alega ausência de motivação econômica para a paralisação, o que evidencia "uma conduta abusiva por parte do movimento grevista". O usuário devem acompanhar o desenrolar desse caso na Justiçar para poder se programar para sair nesta sexta. O TNH1 continuará atualizando as informações.  

Bancos

O Sindicato dos Bancários de Alagoas informou nesta sexta (13) que as agências deverão estar fechadas até meio-dia.

Detran-AL

Já assessoria de comunicação do Detran-AL informou nesta quarta-feira (12) que o sindicato dos servidores comunicou à presidência do órgão que a categoria vai aderir à greve. Uma reunião foi feita com a diretoria do órgão para comunicar o ato. O TNH1 tentou contato com o sindicato da categoria, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

Escolas

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação em Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia, também confirmou ao TNH1 que os servidores públicos municipais decidiram, em assembleia realizada na segunda-feira (10), participar da paralisação.

Ainda segundo Consuelo, além das escolas municipais, unidades de ensino do Estado também vão aderir ao movimento, em Maceió e em outros municípios. “Estamos dialogando com a categoria e sentindo uma receptividade muito boa em relação à greve”, disse.

CBTU

A assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o órgão garante 30% do funcionamento do itinerário, mas deve haver restrição de horário. Segundo a CBTU, há uma ação para suspender as viagens em horário intermediário.

A Companhia confirmou as viagens saindo de Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, às 4h45, às 5h37, às 5h58, e às 6h30. Já no fim da tarde, os trens vão sair de Maceió às 17h10, às 17h50, às 18h20, e às 19h, conforme divulgou a assessoria.

Em liminar concedida no final da noite de quinta-feira (13), a Justiça do Trabalho em Alagoas determinou a manutenção de 100% da frota de trens urbanos no horário de pico (entre 5h e 9h e 16h e 20h) e de 70% nos demais horários.

Poder Judiciário

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus-AL) informou que a categoria irá participar da greve geral, com a realização de ato público com café da manhã em frente ao prédio das Varas do Trabalho – no TRT, a partir das 7h45, na sexta. Os servidores ficarão em frente ao prédio até às 15 horas, para depois participar do ato público unificado na Praça do Centenário

Postos de saúde

Até o momento, os postos de saúde terão expediente normal na capital alagoana nesta sexta-feira. Amanhã, a Secretaria Municipal de Saúde deve emitir um comunicado para oficializar a decisão.

Casal, Equatorial e Chesf

O sindicato dos urbanitários informou que os trabalhadores dos setores de energia e abastecimento decidiram aderir à greve prevista para a próxima sexta-feira (14).