A fiscalização do Iplam em Maceió identificou vazamentos em coletores de esgoto no Residencial Alameda da Pajuçara, resultando em um auto de infração contra a empresa Sanama por crime ambiental.
Moradores relataram mau cheiro e a morte de peixes na área, que deveria receber apenas águas pluviais, evidenciando a gravidade da situação ambiental local.
A ação faz parte da Operação Língua Suja, que visa combater o lançamento irregular de esgoto e proteger os recursos hídricos da capital, em colaboração com a Seminfra.
Após denúncia da população, a fiscalização do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió (Iplam) esteve, na manhã desta quinta-feira (2), no Residencial Alameda da Pajuçara, no bairro Benedito Bentes.
LEIA TAMBÉM
Os técnicos do Iplam verificaram a rede de drenagem da área, quando foi constatada a existência de quatro coletores de esgoto que apresentavam vazamentos recorrentes, com o efluente sendo direcionado para a lagoa. Diante da constatação do lançamento irregular, foi lavrado auto de infração em desfavor da empresa Sanama, que deve responder por crime ambiental.
O local foi projetado originalmente para receber águas pluviais, mas vinha apresentando mau cheiro constante e uma grande quantidade de peixes mortos, segundo denúncias dos moradores.
"A ação faz parte da Operação Língua Suja, realizada em toda a capital, numa ação conjunta com a Seminfra, com o objetivo de combater o lançamento irregular de esgoto e proteger os recursos hídricos", destaca Rui Lisboa, diretor técnico de Fiscalização Ambiental do Iplam.
A reportagem não conseguiu contato com a empresa citada na matéria, e o espaço segue aberto para posicionamento.