Do blog do jornalista Mílton Leite:
LEIA TAMBÉM
“O santista que cresceu no final da década de 80 e nos anos 90 não tinha do que se orgulhar. Aquele foi talvez o pior momento da história do clube, com times terríveis e uma seca de títulos que ultrapassava uma década.
Torcer para o Santos naquele período era dolorido. Uma geração inteira cresceu sem saber o que era ser campeão enquanto todos os rivais conquistavam títulos históricos.
Restava então a história! O passado era tudo o que os santistas tinham naquele momento. Mesmo quem não chegou nem perto de viver os tempos de glória tinha como ‘argumento’ para defender seu time a ‘Era Pelé’.
Afinal, qual torcedor pode se orgulhar de ter o maior jogador de todos os tempos em sua história? Aprendemos a amar o Rei tal qual amamos o Peixe como se fosse uma coisa só. Talvez seja. A história é o grande orgulho do santista. E Pelé é a história do Santos.
Perder o Rei do Futebol é difícil para todos que amam o futebol. Mas é especialmente doloroso para o torcedor alvinegro. Nós somos o que somos por conta do nosso eterno Camisa 10. Nos orgulhamos de ser os únicos que tiveram Pelé vestindo nossas cores. Temos o privilégio de entrar toda semana no templo imortalizado por ele para ver aquela camisa 10 subir ao gramado.
Se não desistimos desse clube, se ‘sobrevivemos’ aos anos 90, foi por que esse homem existiu! Viúva do Pelé? Sim, viúva do Pelé! E quem não gostaria de ser?
Enquanto o país ironizava, diminuía e questionava o Rei e seus feitos, nos agarramos a ele e a sua história, o defendemos com unhas e dentes, e nos colocamos como um escudo que tentava protegê-lo exaltando sua história.
Pelé foi tudo quando o santista não tinha nada. Esse adeus, óbvio, é devastador! Não tinha como ser diferente.
Mas a história não morre nunca! Podem vir mil tempestades, décadas de seca, centenas de fracassos, mas a história santista continuará marcada pela Era Pelé. Ainda que não tenhamos nada, teremos Ele! Para sempre, Ele!
A pele preta, a camisa branca do Peixe, o 10 gigante nas costas… é PELÉ! Não tem nada mais icônico no futebol! Nada! Viva Pelé! Viva o Santos! Viva a história!”
LEIA MAIS
+Lidas