Contextualizando

Opinião: "Placar do STF reduz chances de defesa de Bolsonaro"

Em 12 de Setembro de 2025 às 17:25

Jornalistas Bianca Gomes e Hugo Henud:

"O placar de votação da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou, por 4 votos a 1, Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão, reduziu de forma significativa as alternativas de recursos para a defesa do ex-presidente, segundo avaliação de especialistas.

O único a divergir foi Luiz Fux, que absolveu Bolsonaro. Na fixação da pena de 27 anos e 3 meses, não houve divergência entre os quatro ministros, e Fux optou por não se manifestar na definição do tamanho da pena.

A defesa de Bolsonaro teria duas possibilidades imediatas de recurso, segundo a professora do curso de Direito da ESPM Ana Laura Pereira Bartbosa. A primeira são os embargos de declaração, usados apenas para solicitar esclarecimentos sobre a decisão. O instrumento raramente leva a mudanças substantivas, diz a especialista.

A segunda seriam os embargos infringentes, que permitem reabrir o julgamento quando há decisão não unânime, levando o caso da Primeira Turma, formada por cinco ministros, para o Plenário do STF, que tem 11 integrantes.

Ana Laura explica que o regimento interno não especifica qual é o número mínimo necessário de votos divergentes na Turma para abrir espaço para a apresentação desse tipo de recurso. Mas decisões recentes da Corte não são animadoras para a defesa de Bolsonaro, por terem exigido dois votos e não apenas um.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas