Mundo

Orangotango dá a mão para ‘salvar’ homem de lago infestado por cobras

Razões Para Acreditar | 12/02/20 - 10h04
Anil Prabhakar

A foto de um orangotango oferecendo a mão para retirar um homem de dentro de um lago infestado por cobras viralizou nas redes sociais.

Capturada pelo fotógrafo Anil Prabhakar em janeiro, a imagem foi feita em um safari de Bornéu, a terceira maior ilha do mundo. Anil estava em uma expedição com amigos.

A antiga floresta de Bornéu é protegida pelos governos da Indonésia, Brunei e Malásia, que compartilham a ilha, além de organizações não-governamentais como a BOS – Borneo Orangutan Survival Foundation (Fundação de Sobrevivência dos Orangotangos de Bornéu, em tradução livre). No santuário da ONG, há dezenas de primatas resgatados de situações traumáticas ou ameaçados por caçadores ilegais.

As cobras são para os orangotangos uma ameaça conhecida. E talvez por isso o orangotango sabia que o homem corria perigo de vida caso não saísse do lago imediatamente.

O homem é um guarda florestal que estava verificando se existiam cobras naquelas águas, para permitir ou não a passagem do fotógrafo Prabhakar e de seus amigos.

Questionado pela CNN sobre a foto, o guarda disse que naquele momento ele sentiu que o orangotango estava dizendo: “Posso ajudá-lo?”.

Devido à imprevisibilidade desses animais, ele saiu sozinho do lago por outra parte da margem, mas não antes de Prabhakar registrar a foto do orangotango dando a mão para o guarda florestal.

“Foi uma foto realmente emocionante”, resumiu.