Nordeste

Órgãos definem ações para diminuir impacto ambiental causado por manchas de óleo

Assessoria Semarh | 07/10/19 - 19h26
Divulgação

Representantes dos órgãos ambientais de Alagoas se reuniram, nesta segunda-feira (7), na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em Maceió, para discutir as medidas conjuntas que serão tomadas para minimizar os impactos ambientais causados pelas manchas que estão se espalhando na costa do estado.

Durante a reunião, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), Gustavo Lopes, escutaram os relatos dos secretários municipais de meio ambiente, quanto à situação das praias em seus municípios e definiram estratégias de ações.

Uma das ações apontadas foi que os representantes dos municípios serão capacitados para os primeiros socorros aos animais e encaminhamento às áreas de tratamento e recuperação dos mesmos.

Os municípios ainda foram orientados a enviar os resíduos que já se encontram nas praias para a Central de Tratamento de Resíduos Metropolitana (CTR), localizada no município de Pilar, para que possa ser feito um descarte de forma apropriada.

O coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, Ricardo César, ainda reforçou a importância de a população evitar o contato direto com o material. Ao avistar manchas de óleo nas praias é recomendado informar ao órgão ou a prefeitura local o mais rápido possível. E em caso de contato acidental, a indicação é aplicar gelo sobre a área e higienizar, utilizando óleo de cozinha.