Maceió
HGE passará a realizar cirurgias ortopédicas de alta complexidade em 10 dias
Prefeitura interdita bares por desobediência a decreto
Mercado da Produção será fechado para higienização; confira as datas
Carreta de cana-de-açúcar tomba no acostamento na Cachoeira do Meirim
Após fiscalização de decreto, estabelecimento da parte alta de Maceió vai ter alvará suspenso
Covid-19: narrador Arivaldo Maia é intubado na UTI de hospital em Maceió
Alagoas
AO VIVO: primeiros alagoanos são vacinados contra Covid no estado
Saúde
Supermercados e shoppings do Rio usarão estacionamentos para vacinação
Primeiro lote da CoronaVac chega a Alagoas
Imunização contra a Covid em AL tem abertura oficial nesta terça, no Hospital Metropolitano
MPE vai apurar suposto convite para Carlinhos Maia tomar vacina contra Covid-19 em Alagoas
Golpe: Detran/AL alerta para site que promove falso leilão de veículos
Nordeste
Leão do Parque de Dois Irmãos morre por complicações do câncer
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Prefeitura de Salvador prevê 570 mil doses de vacina para grupos prioritários
Homem de 35 anos é morto pela companheira em apartamento de luxo de Salvador
Passageiro é picado por escorpião dentro de avião
Polícia
Policial morto em tiroteio será sepultado nesta terça, em Murici
Sindpol-AL pede investigação de morte de policial civil em Riacho Doce; vídeos registraram tiroteio
Dois são presos e polícia apreende 47 máquinas caça-níqueis em Jatiúca e Mangabeiras
Jovem é morto a tiros enquanto esperava carro de aplicativo em Riacho Doce
Operação integrada prende duas pessoas no Litoral Norte do estado
Vereador de Jequiá da Praia e outro homem são presos suspeitos de homicídio de ex-candidato
Cultura
Live sobre Folia de Reis abre programação do Museu do Pontal no Rio
Gente Famosa
Gusttavo Lima confirma tentativa de retomar casamento com Andressa Suita, diz colunista
Duda Reis sobre relacionamento com Nego do Borel: ‘Agressões eram constantes’
Whindersson mostra chegada de oxigênio a Manaus: 'Ninguém acima do povo'
Cantor Gusttavo Lima envia cilindros de oxigênio para Manaus
Anitta, Iza e outros famosos protestam contra falta de oxigênio em Manaus
Brasília-DF, 22/5/2019 - Os órgãos do Sistema Federal de Defesa Civil que atuam nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió (AL), reuniram-se nesta quarta-feira (22), no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília. Durante o encontro, equipes compartilharam informações sobre iniciativas que estão em implementação, alinharam ações conjuntas e planejaram as próximas medidas. As missões do grupo, neste momento, são para apoiar o município na elaboração do mapa operacional dos bairros e consolidar o Plano de Ação Federal.
O Sistema Federal de Defesa Civil, coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MDR), integra todos os atores e órgãos envolvidos na gestão de riscos e desastres, com a finalidade de garantir a execução de ações necessárias para a prevenção, mitigação, preparação para emergências, resposta e recuperação. “O objetivo principal da gestão de riscos é preservar vidas, além de minimizar os efeitos do desastre em curso, os prejuízos econômicos, sociais e a recuperação da área afetada”, destaca o secretário coronel Alexandre Lucas.
Além da Sedec e da Secretaria de Habitação, ambas do MDR, participaram representantes da Casa Civil; dos Ministérios de Defesa, Minas e Energia, Saúde, Justiça e Segurança Pública e Cidadania; Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Agência Nacional de Mineração (ANM).
Mapa operacional
A partir de resultados do estudo realizado pela CPRM, está sendo elaborado pela Defesa Civil municipal, com o apoio da Defesa Civil Nacional, um mapa operacional do bairro. A finalidade é definir, detalhadamente, as regiões que precisarão ter os imóveis desocupados, assim como as áreas que devem continuar em monitoramento constante e que podem apresentar algum risco de acordo com o volume de previsão de chuvas.
O estudo foi apresentado durante audiência no município, no último dia 8, e está disponibilizado neste link, no site da CPRM. Já o mapa operacional, em fase de elaboração, envolve diversos órgãos e aspectos de alta complexidade. A expectativa é que seja divulgado em junho.
Plano de Ação
O planejamento abrange todos os órgãos que serão responsáveis diretos por ações de curto, médio ou longo prazo em suas áreas de atuação. As medidas contemplam, por exemplo, ações de defesa civil, monitoramento geológico, saúde, habitação, educação e segurança pública, dentre outras.
A previsão é apresentar as propostas de cada área para o Plano de Ação também no mês de junho.
Sala de Coordenação Federal
A Sedec instalou uma Sala de Coordenação Federal no bairro Jacarecica, em Maceió. Uma equipe da Defesa Civil Nacional está diariamente na unidade de apoio, que poderá ser utilizada também por todos os órgãos federais que precisarem ir até o município. “Trabalharemos de forma multidisciplinar, intersetorial e com multiagências”, explica o coronel Alexandre Lucas.
A sala é bem localizada, possui computadores, internet e equipamentos para a realização de videoconferência. “Vamos reunir nesta central os órgãos federais para acompanhar o nosso planejamento, pois trabalhamos de forma extremamente integrada ao município e estado, dentro de uma lógica de sistema de comando de operações. A Defesa Civil municipal é o principal ator, que realiza o atendimento direto ao cidadão. E nós trabalhamos de forma estratégica, fazendo a articulação com todos os atores e órgãos federais”, explica Aldo Neto, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Sedec.