Contextualizando

Os destinos cruzados de Renan Calheiros e Arthur Lira

Em 8 de Outubro de 2025 às 07:50

O senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado federal Arthur Lira (PP) têm se constituído nas duas maiores lideranças de Alagoas no campo político, adotando uma posição antagônica que já ganhou espaço no cenário nacional.

Que o diga a eleição para governador, em 2022, quando apoiaram candidadturas diferentes (Renan, com Paulo Dantas; Lira, com Rodrigo Cunha) e no segundo turno Paulo Dantas se reelegeu, porém com pequena diferença de votos para Rodrigo Cunha.

Desde então, ambos assumiram um protagonismo que há muito superou as barreiras do Estado e tem se expandido, inclusive, para o confronto judicial.

Não é mais segredo para ninguém que eles devem concorrer às duas vagas ao Senado, no próximo ano - Renan, tentando a sua quinta reeleição consecutiva; Lira, buscando também o mandato de senador.

As convergências não param por aí: se Renan Calheiros presidiu por três vezes o Senado Federal, Arthur Lira, por sua vez, presidiu por duas gestões a Câmara dos Deputados.

De novo as convergências: Arthur Lira foi o relator, na Câmara, do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês - aprovado por unanimidade; Renan Calheiros foi indicado ontem relator do mesmo projeto, que agora vai ser submetido ao Senado.

Os destilos dos dois conterrâneos se cruzam, mais uma vez, e em âmbito nacional...

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas