Mundo

Os jovens multimilionários americanos que querem pagar mais imposto

BBC Brasil | 13/07/19 - 23h00

Liesel Pritzker Simmons é imensamente rica. Mas o fato de pertencer a uma das famílias mais ricas dos EUA a deixa bastante desconfortável.

"É hora de nós que fomos abençoados com um sucesso ou uma sorte financeira incomum contribuirmos mais para o bem comum e para o futuro comum", diz ela à BBC. "A melhor forma como nós, nessa bolha de sorte, podemos contribuir é que queremos pagar mais impostos."

Pritzker Simmons concorda que é uma opinião um pouco heterodoxa. Mas, na última semana, ela e outros 18 super-ricos americanos publicaram uma carta aberta aos candidatos à eleição presidencial americana de 2020, defendendo que "o próximo dólar de novas receitas de impostos devem vir dos mais afortunados financeiramente, e não dos americanos de renda média ou baixa".

Os males socioeconômicos dos EUA criaram uma crise para os mais jovens, pobres e para o meio ambiente, eles alegam na carta. E argumentam que, embora não tenham as respostas para todos os problemas, acham que podem ajudar se pagarem mais impostos - considerando um "dever patriótico" e "moral" contribuir com a sociedade em geral abrindo mão de uma fatia maior de suas fortunas.

Pritzker Simmons - cuja família fez fortuna com o grupo hoteleiro Hyatt - e seu marido Ian, também herdeiro próspero, resolveram se manifestar publicamente junto a outros super-ricos com visão semelhante.